O programa Fraternidade em Ação desta semana repercute os assuntos que remetem à reflexão sobre o mundo, a vida e a paz de espírito.

O dominical tem a apresentação de Sebastião Ribeiro, Monica Fernanda e Jonathas Procópio, e tem um oferecimento do Centro Espírita Caridade O Caminho.

RELACIONAMENTO FAMILIAR EM TEMPO DE PANDEMIA

De todos os institutos sociais existentes na Terra, a família é o mais importante, do ponto de vista dos alicerces morais que regem a vida.
– XAVIER, Francisco Cândido. Vida e sexo. Pelo Espírito Emmanuel. 27. ed. 3.

A família consanguínea, entre os homens, pode ser apreciada como o centro essencial de nossos reflexos. Reflexos agradáveis ou desagradáveis que o pretérito nos devolve.
XAVIER, Francisco Cândido. Pensamento e vida. Pelo Espírito Emmanuel. 19. ed. 5. FEB, 2015. Cap. 12.

A família tem suas próprias leis, que consubstanciam as regras do bom comportamento dentro do impositivo do respeito ético, recíproco entre os seus membros, favorável à perfeita harmonia que deve vigir sob o mesmo teto em que se agasalham os que se consorciam.
Joanna de Angelis: Livro S.O.S família.

Os Espíritos que encarnam numa mesma família, sobretudo como parentes próximos, são, na maioria das vezes, Espíritos simpáticos, ligados por relações anteriores, que se traduzem por uma afeição recíproca na vida terrena. (…)
KARDEC, Allan. O Evangelho segundo o Espiritismo. FEB, 2008. Cap.XIV, item 8, p. 290.

– A Paz do mundo começa sob as telhas a que nos acolhemos. Se não aprendemos a viver em paz, entre quatro paredes, como aguardar a harmonia das nações?

– A importância do Evangelho de Jesus em nossa evolução espiritual, é semelhante à importância do sol na sustentação de nossa vida física.(Chico Xavier).

Joanna de Ângelis, também se manifestou a respeito desse assunto e esclarece:

Pelo menos, uma vez por semana, reúne a tua família e felicita-a com o Espiritismo, criando, assim, e mantendo, o culto evangélico, para que a diretriz do Mestre seja eficiente rota de amor à sabedoria em tua casa… E prossegue: E se desejares felicidade, na Terra, incorpora-o ao teu lar, criando um clima de felicidade geral.
Franco, Divaldo Pereira. Espírito e vida. Joanna de Ângelis. Salvador: Leal, 1991, p. 90.

Em outra obra, afirma: A transformação do lar em célula viva do Cristianismo operante constitui labor impostergável. Isto porque o lar é a matriz geradora da comunidade ditosa, sobre a qual repousam os sustentáculos das nacionalidades progressistas. Acende o sol do Evangelho em casa, reúne-te com os teus para orar e jamais triunfarão trevas em teu lar, em tua família, em teu coração.
Leis Morais. Joanna de Ângelis. Salvador: Leal, 1987, p. 19.

Por fim, Bezerra de Menezes conclui, convidando-nos à ação:
(…) Auxiliemos a plantação do Cristianismo no santuário familiar, à luz da Doutrina Espírita, se desejamos efetivamente a sociedade aperfeiçoada amanhã.
Francisco Cândido Xavier. Temas da vida: O Evangelho no lar. Bezerra de Menezes. São Paulo: CEU, 1978.

Ouça edições anteriores do Fraternidade em Ação