O Goiás Esporte Clube apresentou oficialmente nessa terça-feira (29), Enderson Moreira como novo treinador da equipe. O último clube do técnico de 49 anos foi o Cruzeiro, onde conquistou seis vitórias, três empates e três derrotas, em 12 partidas entre Copa do Brasil e Série B do Brasileirão.

Anunciado logo após a demissão de Thiago Largui, Enderson Moreira retorna a Goiânia para dar início a sua terceira passagem pela equipe esmeraldina, o profissional comandou a equipe entre outubro de 2011 e dezembro de 2013 e na temporada de 2016.

Sua primeira passagem pelo clube, em 2013, ficou marcada pelo afastamento do goleiro Harlei do time titular. Na época Harlei era titular absoluto, porém, Enderson Moreira indicou Renan, que se tornou titular após uma goleada de 5×0, sofrida pelo Goiás diante do Cruzeiro, pela primeira rodada da Série A.

A partir desse jogo, Harlei foi para o banco de reservas e acabou encerrando sua carreira nessa posição. Durante a coletiva de apresentação, Enderson Moreira falou sobre o assunto, já que agora trabalhará novamente ao lado de Harlei, que hoje é diretor de futebol do Goiás.

“É importante que isso seja dito mais uma vez, eu e o Harlei nunca brigamos, na verdade, nunca tivemos uma discussão, nada… O que teve foi uma atitude de um treinador que era jovem, eu estava com 40 anos iniciando minha carreira no profissional, com um grande ídolo que o Harlei sempre foi aqui no Goiás e, se eu pudesse escolher eu não tomaria aquela decisão, daquela troca. É sempre muito complicado o momento que outro atleta começa a se sobressair em cima grande ídolo, é sempre muito difícil esse momento, até para ele assumir e a para a gente fazer essa troca”.

“Mas chegou um momento em que eu tive que fazer, eu via que o Renan estava vivendo naquele momento talvez uma fase melhor. Foi muito complicado, não foi uma decisão que eu gostaria de ter passado para o Harlei e talvez eu tenha passado de maneira equivocada, no momento errado. Mas esses momentos a gente não tem, o futebol é muito rápido, a gente precisa agir. É claro que fica uma mágoa de quem está saindo, eu entendo muito bem isso, só quem sofreu sabe a dor que passou. Acho que a partir desse momento houve uma ruptura, mas o tempo é importante para que as coisas possam se acalmar”, concluiu.

O novo treinador ainda destacou que como Diretor de Futebol, Harlei também terá que viver a experiência de tomar decisões difíceis.

“Hoje na posição que o Harlei está, ele também tem a função de ajudar a fazer escolhas de pessoas que saem e pessoas que entram, então também vamos maturar essas tomadas de decisão que são sempre difíceis. Tomar uma decisão é uma das coisas mais difíceis da vida, é fácil comentar, difícil é tomar a decisão naquele instante, é você fazer uma escolha embasado em cima dos seus conhecimentos, daquilo que você tem de percepção e suportar todas as consequências dessas decisões, isso que é difícil”, argumentou.

“Eu lá com meus 40 anos, tive que fazer isso, como fiz durante toda a minha carreira, nunca me furtei dessa responsabilidade de tentar fazer o melhor para a equipe e a gente acerta e a gente erra. Mas naquele momento eu fiz aquilo que eu achava que era o correto, que era o certo e com muito pesar, com o coração apertado. Falo para vocês que nunca foi uma decisão fácil, eu não gostaria ter tomado essa decisão, mas como eu era o treinador naquela época, precisei tomar essa decisão, era uma responsabilidade minha e eu tenho que arcar com essas consequências”, finalizou.

Recuperação de jogadores

O Goiás vive um mal momento na temporada, o time é o penúltimo colocado na tabela da Série A, com apenas nove pontos. Enderson Moreira afirmou que para sair dessa situação difícil será preciso recuperar alguns jogadores.

“Geralmente tem muitos atletas que estão desmotivados, a gente tem que tentar resgatar. É natural…Eu não deixo ninguém para trás. O caminho é abraçar o treinador. Os atletas que definem as partidas, que tomam as decisões, eles que fazem toda diferença. Mas é preciso caminhar na mesma direção e fazer de tudo para que as coisas deem certo. O Sasha foi um dos jogadores mais vaiados aqui, mas conseguiu dar a volta por cima”, destacou.

Carinho da torcida com Larghi

Thiago Larghi saiu do clube sem conquistar grandes resultados dentro de campo, mas conseguiu cativar parte da torcida esmeraldina que se manisfestou nas redes sociais com a hashtag #ficalarghi. Para Enderson, a situação do clube pediu uma tomada de decisão.

“As decisões precisam ser tomadas. O time está em uma situação extremamente complicada. Quem está à frente do clube, está pesando e medindo aquilo que tem sido feito. Os resultados são muito importantes, como eles têm sido feitos, porque a longo prazo, isso que vai contar. Temos que estar preparados para os novos desafios. Eu estou preparado para fazer o meu trabalho da melhor maneira possível… Espero que eu consiga rapidamente aqui, buscar além dos resultados, atuações que podem ser consistentes”.

Reforços e conselho deliberativo

A busca por reforços também foi abordada pelo novo treinador. “Temos que ter acima de tudo argumento para poder buscar o entendimento das pessoas que hoje decidem sobre contratações. Ninguém sabe se vai dar certo ou dar errado. Já vi contratações extremamente caras no futebol brasileiro que não deram certo. Sou muito criterioso com contratação, mas já errei muito e acertei muito… Não devemos ter medo de errar”, declarou Enderson Moreira.

Sair da crise

Para sair da zona de rebaixamento, Enderson espera poder contra o com apoio dos torcedores esmeraldinos. “Precisamos juntar forças nesse momento. Todo mundo precisa abrir mão da sua vaidade, daquilo que acha que precisa ser diferente, para poder compartilhar coisas positivas. A torcida precisa jogar junto com a equipe. Só nos criticar não vai nos ajudar agora. O próximo jogo sempre é o mais importante”, avaliou.

Derrota para o Santos em 2013

Enderson ainda relembrou a derrota para o Santos em 2013, o revés deixou a torcida esmeraldina engasgada. Uma vitória teria garantido uma vaga na Libertadores da América do ano seguinte.

Ao ser questionado se o Goiás entregou o jogo naquela época, Enderson foi enfático, “é o tipo de pergunta que me deixa muito chateado, pegarem a minha trajetória como pessoa e como profissional… e falarem da possibilidade de um treinador, de uma comissão técnica, de jogadores entregarem o seu ganha pão!? É uma colocação muito infeliz”.

“O que aconteceu naquele jogo, é que estávamos finalizando o ano com muito êxito e o nosso maior objetivo era se manter na Série A, desde o começo. Tivemos a oportunidade de disputar uma vaga na Libertadores e se fosse hoje, aquela sexta colocação nos classificaria. Foi uma das melhores colocações do Goiás, nos último 10, 12, 15 anos. Naquele momento fizemos o possível, mas no final já não tínhamos mais forças para entregar para o torcedor aquilo que nós gostaríamos”, ressaltou.

“Entendo que da onde a gente saiu (Série B) e vendo aonde a gente chegou (6°posição da Série A), acredito que foi uma conquista maravilhosa, por tudo que passamos. A quanto tempo o Goiás não chegava em uma semifinal de Copa do Brasil? E a quanto tempo no mesmo ano, o Goiás não chegava entre os seis melhores times do Brasil? Tenho muito orgulho da nossa campanha naquele ano e tenho muita decepção por não termos classificado para a Libertadores, mas conseguimos ir muito além do que esperávamos no início do campeonato, temos que valorizar isso”, concluiu.

Indicações de nomes

Em suas passagens anteriores, Enderson Moreira indicou muitos jogadores que se destacaram com a camisa do Goiás, como o Sasha e Ricardo Goulart, por exemplo. O treinador ressaltou que acertou em alguns nomes, mas que também já errou muito.

Sobre as possíveis contratações para essa temporada, o profissional destacou que “é sempre muito difícil a gente ter certeza disso, tenho boas indicações, tenho bons nomes. O pouco de tempo que tive ontem a noite já comecei a buscar minhas anotações dos jogos que eu vejo e tenho pensado sobre algumas possibilidades. Mas primeiro preciso ter contatos com os atletas do clube, buscar informações, observar os últimos jogos do Goiás e ver o que estava sendo executado. Avaliar de maneira criteriosa, para saber qual medidas devemos tomar. Precisamos contratar com inteligência, não podemos contratar só porque temos que contratar”.

Walter

A respeito de um possível retorno do atacante Walter, com quem trabalhou em 2013, Enderson disse que o atleta está passando por uma outra fase de sua carreira e pediu cautela ao falar sobre contratações.

“Eu gostaria de não falar sobre nomes nesse primeiro momento, eu tenho um respeito e um carinho enorme pelo Walter, mas ela está vivendo uma outra realidade agora, está em um clube que a gente respeita muito também, que é o Athletico Paranaense, está buscando o seu caminho e outro fez um gol importante para o clube… Então temo que olhar aqui e agora para o que temos como possibilidade e se decidirmos por qualquer caminho, precisamos ter tranquilidade, cuidado e sigilo que é fundamental para uma contratação, principalmente quando você não tem muitos recursos financeiros”, declarou.

Esquema Jogo

O novo comandante esmeraldino também comentou sobre como pretende implementar sua filosofia de jogo.

“Claro que eu tenho as minhas ideias e as minhas convicções, mas preciso saber se o grupo que nós temos hoje tem características para isso. Não quero que os jogadores façam aquilo que eu peço para fazer, quero que eles acreditem naquilo que eles estão fazendo. É um trabalho de convencimento, o atleta tem que fazer pelo convencimento, porque ele sabe que aquilo é o melhor para ele. Então esse é meu processo com os atletas hoje, preciso convencê-los que a forma que eu jogo, que penso o jogo é a melhor para eles em todos os aspectos”, concluiu.