Foi celebrado neste sábado (17) o Dia Nacional de Vacinação. O objetivo da data é alertar sobre a importância da imunização, inclusive contra doenças que já estava erradicadas, como é o caso do sarampo, e que agora está presente novamente em pelo menos 21 estados brasileiros.

 

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Juarez Cunha, a pandemia de Covid-19 contribuiu para a queda no número de pessoas vacinadas no país. “Agora, neste período, que a gente tem de avaliação do PNI (Programa Nacional de Imunizações), nós estamos em torno de 50%, 60% [cobertura vacinal]. Então é muito mais baixo do que já era no ano passado”, afirma.

No Brasil, o SUS (Sistema Único de Saúde), por meio do PNI, garante o acesso gratuito a 19 vacinas, que protegem contra mais de 40 doenças. Em Goiânia, de acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica, Grécia Carolina Pessoni, as vacinas estão sendo oferecidas à população nos locais de testagem da Covid-19.

“Estamos fazendo uma testagem em massa, em Goiânia, desde o mês de agosto. Até o momento nós já fizemos cerca de 89 mil testes rápidos de antígenos, para identificar a circulação do Coronavírus, para tentar reduzir essa cadeia de transmissão. No momento que a gente faz a testagem, a gente oferece também a vacina contra sarampo e contra a Influenza”, relata.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, estima-se que 3 milhões de vidas sejam salvas por ano no planeta por conta da imunização. O presidente Juarez Cunha destaca que as fake news e grupos anti-vacina tentam desconstruir a importância da imunização.

“Infelizmente a desinformação, a fake news, ela corre. Então, o Ministério da Saúde tem um canal de fake news, vocês podem perguntar quando tiverem alguma informação que achem estranha. Não compartilhem, procurem se informar antes de compartilhar”.

No sábado (17), nas redes sociais, o presidente da República Jair Bolsonaro disse que, assim que houver comprovação científica e validação da Anvisa, o governo oferecerá a vacina contra a Covid-19, que ainda está em fase de testes. Contudo, Bolsonaro disse que não irá impor a aplicação e nem tornar a vacinação, prevista para 2021, obrigatória.

Em Goiás, a técnica da Gerência de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, Alessandra Santana, reforça a necessidade e a segurança da vacinação no estado. “A gente conclama à população a buscar as unidades de saúde, as salas de vacinação, para que a gente consiga estar melhorando esses indicadores”.