A FIFA anunciou na manhã desta terça-feira que a Copa das Confederações, no mês de Junho, e a Copa do Mundo 2014 terão o uso da tecnologia na linha do gol, algo inédito em um campeonato entre seleções principais. A medida já havia sido utilizada durante o Mundial de Clubes do ano passado, vencido pelo Corinthians, e foi considerada um sucesso pelos dirigentes.

A entidade máxima do futebol no mundo abriu concorrência nesta terça-feira entre as fornecedoras que estiverem interessadas em disponibilizar a tecnologia já para a Copa das Confederações, entre elas as duas já licenciadas, a Hawkeye, que utiliza câmeras na linha, e GoalRef, que se trata de um sistema eletrônico, ambas já testadas. Em Março, as fornecedoras interessadas deverão visitas as sedes no Brasil e, em Abril, a decisão da FIFA será divulgada.

A tecnologia aprovada determina que, por um chip introduzido na bola, ao cruzar totalmente a linha do gol, ela emite um alerta aos árbitros destacando que o gol é válido. O uso do chip na bola não é algo obrigatório as confederações nacionais, mas a entidade máxima do futebol já destacou que deixará a tecnologia como legado nos 12 estádios que vão receber a Copa 14.