O Cine Ritz é um verdadeiro herói da resistência. É o último cinema de rua localizado em Goiânia, nos dias atuais. O tradicional espaço tem colaborado para a revitalização do centro da cidade, pois está no gosto do público e situado na Rua 8, ao lado do conhecido restaurante Zé Latinhas, que tem atraído diferentes pessoas para a região.
O cinema foi inaugurado em 1991. Os atuais donos administram o local desde dezembro de 1996. Ou seja, o espaço já tem 32 anos e faz parte da memória afetiva de muita gente. O Ritz tem um charme especial, primeiro por ser o único a não exibir comercialmente filmes em shoppings, como os demais.
Segundo, por sua fachada remeter a uma viagem no tempo. Os proprietários têm a preocupação de manter o cinema o mais parecido com a decoração inicial dos anos 1990. Por isso, todas as reformas feitas serviram para modernizar e otimizar o espaço, mas sem modificá-lo.
O Ritz é o último cinema comercial de rua. Há outros em Goiânia, mas a proposta é diferente e são locais administrados pelo poder público, como o Cine Goiânia Ouro e o Cine Cultura, situado no prédio da Biblioteca Marietta Telles Machado, na Praça Cívica.
O Cine Ritz Goiânia também sofreu com o forte impacto da perda de público, mas ainda sobrevive, carregando consigo práticas que incentivam a população a frequentar o espaço, integrando com outros locais da região.
O valor do ingresso é mais acessível do que em shopping, se equipara a meia entrada da sala mais simples de um cinema em um centro de compras.

Estrutura
O Cine Ritz conta com duas salas, sendo que cada uma delas tem capacidade para 234 poltronas, mais duas reservadas para cadeirantes. No total, quase 500 pessoas podem assistir aos filmes simultaneamente, com as opções em 2D e 3D.
Goiânia 90 lugares
Goiânia faz 90 anos em 24 de outubro. Por isso, o Sistema Sagres de Comunicação, com apoio da Prefeitura de Goiânia elaborou um guia de 90 locais a serem conhecidos por você que é goianiense, que mora na capital ou que está de passagem por aqui. Esta é a campanha “Goiânia 90 Lugares”.
A produção inclui 90 reportagens em texto e fotos de lugares marcantes da cidade, 30 vídeos, um mapa e uma página especial. A campanha conta ainda com entrevistas especiais sobre a construção, estrutura e futuro da nossa capital.
As ações tem coordenação de Rubens Salomão, com pesquisa e textos de Samuel Straioto, Arthur Barcelos e Rubens Salomão. Imagens e edição de Lucas Xavier, além das reportagens em vídeo de Ananda Leonel, João Vitor Simões, Rubens Salomão e Wendell Pasqueto. A coordenação do digital é de Gabriel Hamon. Coordenação de projetos é de Laila Melo.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

Leia mais: