A eletromobilidade já é uma realidade no transporte coletivo de Goiânia. Quem passa durante o dia pela Avenida T-63, por exemplo, já deve ter se deparado com o novo ônibus elétrico. Ao todo, são dois veículos em fase de testes que fazem o trajeto entre os terminais Bandeiras e Isidória, na linha 025.

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Com autonomia de 250 km e movidos a energia limpa, os ônibus elétricos são mais silenciosos, causam menor trepidação no contato com o solo, possuem ar condicionado e carregadores de celular com entradas USB próximos aos bancos dos passageiros. Além disso, um velocímetro digital permite aos ocupantes acompanhar a velocidade do veículo pela via.

A dona de casa Sônia Mendonça conta que anda de ônibus há 60 anos e nunca tinha visto tanta tecnologia em um único veículo no transporte coletivo da capital. “Não tem calor, é comodidade, estou maravilhada mesmo. É isso aqui que nós precisamos”, afirma.

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Os veículos têm tecnologia de tração elétrica e eletrificação e-Bus Eletra, carroceria Caio eMillennium, motor elétrico, inversor e baterias WEG – todas empresas brasileiras – e chassi Scania, fabricado em São Bernardo do Campo (SP).

Ademais, cada ônibus possui 15 metros de comprimento, com capacidade para 100 passageiros, ao somar sentados e em pé. O estudante Gabriel Rocha também gostou da novidade.

“Pego esse ônibus todos os dias, praticamente. É comum na minha rota”, afirma. “Tem menos daquela tremedeira, nem parece que está acelerando de tanto que ele é silencioso, é bem aconchegante por dentro”, acrescenta. “Além de ser melhor para o meio ambiente, é melhor para o cidadão goiano. Seria excelente se todos os ônibus de Goiânia fossem desse tipo”, conclui Gabriel.

Testes

Ainda não há data para o término da fase de testes. Os ônibus elétricos começaram a rodar em Goiânia em julho, transportando à época gratuitamente participantes da Campus Party. O custo da viagem na linha 025 (Bandeiras-Isidória) é o mesmo em relação aos veículos convencionais, ou seja, R$ 4,30.

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A linha 025, porém, não está entre as mais movimentadas da capital. A Sagres acompanhou uma viagem no novo ônibus nesta semana, das 9h21 às 10h30, isto é, fora do horário de pico. De acordo com a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), cerca de 500 mil pessoas utilizam o transporte coletivo da região metropolitana todos os dias em mais de 7,5 mil viagens e uma frota de pouco mais de 1 mil veículos movidos a óleo diesel.

A população, portanto, ainda precisa aguardar para ver mais destes ônibus elétricos rodando por Goiânia. O custo de cada veículo, por exemplo, é três vezes maior que o movido a óleo diesel.

Ônibus elétrico no Terminal das Bandeiras em Goiânia (Foto: Johann Germano)

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) ODS 07 – Energia limpa e acessível

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