Junior Kamenach
Junior Kamenach
Jornalista, repórter do Sagres Online e apaixonado por futebol e esportes americanos - NFL, MLB e NBA

Alertas de desmatamento no Cerrado crescem 149% em setembro e batem recorde

Na comparação entre setembro do ano passado e o deste ano, observou-se um aumento significativo de 149% nas áreas sob alertas de desmatamento no Cerrado. Esses dados são do sistema Deter-B do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe), abrangendo todo o território brasileiro.

Em Mato Grosso do Sul, a área ameaçada no período mais recente abrange 20,36 km², com um total de 140 avisos emitidos. No mesmo mês de setembro do ano anterior, foram apenas 7 km² de área ameaçada, com 14 avisos.

Além disso, em todos os Estados que compõem o bioma, já somam 517 km² de áreas sob alerta este ano. Isso representa um aumento significativo em relação aos 273 km² registrados de janeiro a dezembro do ano passado. Setembro deste ano, portanto, marca um recorde histórico para este mês.

Municípios

Dez municípios concentraram cerca de 28,74% do total de áreas sob alertas de desmatamento no bioma de janeiro a setembro deste ano. O líder nessa estatística foi São Desidério (BA), seguido por Jaborandi (BA), Balsas (MA), Cocos (BA) e Barreiras (BA).

No período de janeiro a setembro, houve um aumento de 27% nos avisos emitidos para desmatamento no bioma brasileiro em comparação com o mesmo período do ano passado. É importante destacar que o objetivo do sistema Deter não é medir com precisão as áreas de desmatamento, mas sim detectar a atividade em tempo real, auxiliando a fiscalização ambiental no campo e apontando tendências.

De acordo com o Inpe, estima-se que pelo menos metade do desmatamento no Cerrado ocorra de forma ilegal, seja por falta de autorização ou por desrespeitar os percentuais de reserva legal da legislação. A taxa anual de desmatamento é calculada de agosto a julho por meio do sistema Prodes e será divulgada no próximo mês.

Amazônia Legal

Mas, vale ressaltar que o sistema Deter-B também realiza medições na Amazônia Legal, onde foi observada uma redução de 56,8% nas áreas sob alertas de desmatamento em setembro deste ano em comparação com o mesmo mês de 2022.

Na Amazônia, dez municípios concentraram aproximadamente 30,9% do total de áreas identificadas de janeiro a setembro deste ano. O líder nessa estatística foi Altamira (PA), seguido por Apuí (AM), Feliz Natal (MT), São Félix do Xingu (PA) e Porto Velho (RO).

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 13 – Ação Global Contra a Mudança Climática

Leia mais:

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.