Sagres em OFF
Rubens Salomão

Governo planeja incentivos e linhas de crédito para sistema agroflorestal

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar está desenvolvendo um programa de incentivo ao sistema agroflorestal no Brasil. A técnica combina no mesmo terreno plantas arbóreas e frutíferas com cultivos agrícolas. A iniciativa deve ser apresentada pelo governo Lula em novembro, segundo o ministro Paulo Teixeira (PT).

A ideia disponibilizar linha de crédito para incentivar produtores rurais a implementarem um sistema agroflorestal em suas propriedades. O programa está sendo discutido com o Ministério do Meio Ambiente, com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Petrobras.

“Nós já temos um recurso, com o qual vamos começar. Paralelamente estamos conversando com a Petrobras e com o BID para ver se a gente amplia o volume desses recursos”, disse Teixeira, em entrevista ao Poder 360. Segundo o ministro, os resultados do programa devem ser apresentados na COP30, conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) para o clima, que deve ser realizada em Belém (PA), em 2025.

SISTEMA AGROFLORESTAL
(Foto: Entresolos.org)

Sistema agroflorestal

“Vamos entregar na COP30 um programa de florestas produtivas robusto e que impacte o clima e o regime de chuvas e também promova uma economia sustentável na região Norte”, aponta o ministro.

Ampliação

Além da região Norte, o programa também deve ser implementado nas outras áreas do Brasil, de acordo com Paulo Teixeira. O volume da carteira de crédito nem as taxas de juros estão definidas. O ministro disse, porém, que o programa será “altamente” subsidiado pelo governo.

PRONAF

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) já tem uma linha de crédito voltada para sistema agroflorestais, com taxa de juros de 3% ao ano, segundo Teixeira. O programa destinará R$ 71,6 bilhões ao crédito rural para agricultura familiar para a safra de 2023/2024. O volume é 34% superior ao anúncio na última safra e o maior da série histórica.

Produção

“O açaí na entressafra vale ouro. Se a gente conseguir financiar também a agroindústria, ele [produtor] pode exportá-lo, embalá-lo, congelá-lo e vender a um preço muito mais elevado do que se vendesse a fruta na safra”, disse.

sistema agroflorestal ministro paulo teixeira
Foto: Ministro Paulo Teixeira no 10º Encontro e Feira dos Povos do Cerrado. (Crédito: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

Abrangência

Segundo Teixeira, cerca de 1,5 milhão de produtores rurais tiveram benefícios pelo programa na safra 2022/2023. O ministro disse também que há negociações para consolidar o Pronaf B no Norte e Centro-Oeste. Atualmente, a iniciativa, que tem taxa de juros de 0,5% ao ano, é um sucesso na região Nordeste.

Planejamento

“Deslumbramos ampliar as garantias dadas no Nordeste para o Norte e Centro-Oeste. Assim que a gente puser de pé tanto no Norte quanto no Centro-Oeste, vamos pensar nas regiões Sul e Sudeste”, afirmou.

Recursos

Para ampliar o Pronaf B nessas regiões, o ministro afirmou que está dialogando com o FNO (Fundo Constitucional de Financiamento do Norte) e FNC (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste), além do Banco do Nordeste, Banco da Amazônia, Caixa e Banco do Brasil. O Banco do Brasil é o banco que mais empresta via Pronaf, segundo o ministro. A instituição financeira já emprestou R$ 80 bilhões pelo programa.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 12  Consumo e Produção Responsável; ODS 13  Ação Global Contra a Mudança Climática; ODS 15 – Vida Terrestre; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.