Sagres em OFF
Rubens Salomão

Lula sanciona retirada de licenciamento e taxa para plantio de eucalipto e pinus

O setor de silvicultura, responsável pelo plantio de florestas como eucalipto e pinus para a produção de celulose, não precisará mais de licenciamento ambiental e estará isento da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TFCA). A mudança teve definição pela Lei 14.876, alvo de sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na sexta-feira (31), que exclui a atividade do rol de potencialmente poluidoras.

A silvicultura é criticada por ambientalistas, como uma espécie de plantação que degrada os solos e consome uma alta quantidade de água consumida por eucalipto e pinus. O tipo de plantação abrange o cultivo de florestas plantadas para fins comerciais, como a produção de eucaliptos, pinus e mognos. No Congresso, a oposição e parte da base do governo, ligada ao Centrão, apoiou a proposta. O projeto era um desejo da bancada do agronegócio.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, defendeu a retirada da silvicultura da lista de atividades potencialmente poluidoras. Além de reduzir custos operacionais associados às obrigações de conformidade, a exclusão da silvicultura dessa lista simplifica o processo de licenciamento”, disse.

eucalipto e pinus silvicultura sancionada
Foto: Madeira a partir de plantação de eucalipto e pinus. (Crédito: Portal Invest Agro)

Eucalipto e pinus

“O objetivo principal é incentivar o reflorestamento, aumentar os investimentos no setor florestal e promover a produção florestal sustentável. O Governo com essa ação demonstra mais uma vez que está comprometido com o desenvolvimento econômico e social do país. Sempre em harmonia com a preservação do meio ambiente”, alegou Fávaro.

Produção

O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de celulose. Este é o terceiro produto agrícola mais exportado do país, por meio de eucalipto e pinus. O território nacional conta com certa de 10 milhões de hectares de árvores plantadas, além de conservar outros 6,7 milhões em mata nativa.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 12  Consumo e Produção Responsáveis; ODS 13  Ação Global Contra a Mudanças Climática; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.