Sagres em OFF
Rubens Salomão

Projeto que aumenta pena para incêndios florestais entra na pauta para votação na Câmara Federal

A pauta de votações da Câmara dos Deputados para esta semana tem em seus itens o Projeto de Lei 3339/2024, do deputado Gervásio Maia (PSB-PB), que endurece as penas para crimes ambientais, em especial para queimadas florestais. O texto tramita em regime de urgência desde outubro de 2024. A matéria foi uma das respostas de parlamentares à crise de incêndios daquele ano na Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica.

O PL 3339/2024 aumenta a pena para incêndios florestais. Atualmente, a punição é de dois a quatro anos de prisão e multa, para três a seis anos e multa. Também aumenta penalidade para a emissão de poluentes que causem dano à saúde humana ou mortandade de animais. Na forma simples, o limite da pena aumenta de quatro a seis anos. Na forma qualificada, o limite sobe dos atuais cinco para sete anos.

O projeto ainda estabelece como agravante de pena para crimes ambientais a criação de dificuldades para a plena prestação de serviços públicos, e proíbe autores de queimadas irregulares, tanto em terras públicas quanto privadas, de contratar com o Poder Público, receber subsídios, subvenções ou doações provenientes da administração pública.

florestais incêndios
(Crédito: Mayangdi Inzaulgarat/Ibama)

Florestais

O requerimento de urgência teve aprovação anteriormente de forma unânime, e busca desencorajar a prática criminosa. Os delitos atingiram um novo pico durante a estação de secas de 2024, chegando a cobrir metrópoles como São Paulo, Brasília e Manaus com fumaça.

Leia mais da Sagres Em OFF

*Este conteúdo segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 13 – Ação Global Contra a Mudanças Climática; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.