Para o climatologista e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Carlos Nobre, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30) precisa tratar com urgência a crise climática global. Nobre participa do USP Pensa Brasil, que escolheu a conferência como tema, portanto, ressaltou a importância da COP 30.

“A Universidade São Paulo e demais universidades têm uma responsabilidade muito grande nessa situação. Nem se previa que nós iríamos atingir esse aquecimento global que estamos vivenciando nestes anos recentes. Isso gera um desafio que posiciona a COP 30 como talvez a mais importante”, disse.

Nobre enalteceu a participação das universidades no debate sobre o futuro do planeta, sobretudo no desafio de refazer as metas da COP 26 e da COP 21. “Estamos em situações mais graves agora”, explicou.

USP Pensa Brasil

A terceira edição do evento USP Pensa Brasil 2024 ocorre de 12 a 16 de agosto, com o tema COP 30: Desafios para o Brasil. No primeiro dia, então, Carlos Nobre ressaltou o papel do Brasil na sustentabilidade global.

“Em 2022, o Brasil foi o quinto maior emissor de gás carbônico no mundo, com 4% das emissões. Mas no Brasil, a maior parte das emissões vem do setor agropecuário e do desmatamento. O objetivo brasileiro deve ser o de zerar essas emissões. Então, o nosso país pode ser o primeiro grande emissor de gás carbônico a zerar suas emissões”, contou.

Segundo o climatologista, se o país zerar as emissões apenas do desmatamento, já consegue resolver 50% das emissões até 2030. Além dessa iniciativa, Nobre destacou a transição energética e o uso do hidrogênio verde. Por isso, ele pediu urgência na redução das emissões e no momento destacou que o Brasil deve liderar essa redução.

“A COP 30 tem que ser muito mais rigorosa e ambiciosa na redução das emissões após 2030. Ela deve ser a COP mais importante na busca da adaptação transformativa, que precisa ser muito rápida e muito urgente”, finalizou.

*Com Jornal da USP

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima.

Leia mais: