Já foi o tempo em que treinar um time de futebol era só reunir os jogadores, ir para o campo e escalar os melhores esperando o melhor de cada um, acreditando que o conhecimento do futebol por anos vividos bastava para o treinador.

Ao longo dos anos essa tese vem ficando pelo caminho e o técnico que não estuda perde espaço a cada dia. Muitos treinadores brasileiros pararam no tempo e ao meu ver, isso contribuiu muito para a queda técnica do futebol pentacampeão do mundo. Sem falar naqueles treinadores que utilizavam até 3 volantes no time para garantir resultado e principalmente seu próprio emprego.

O futebol nacional desacelerou e ficou num círculo vicioso dos mesmos treinadores de sempre e o mesmo futebol de sempre. Hoje vemos o quanto o futebol evoluiu, principalmente no aspecto tático fazendo com que os treinadores, para obter sucesso, têm que estudar, estudar e estudar, já futebol agora é tratado quase como um jogo de xadrez.

Maurício Barbieri, técnico do Flamengo (Foto: Reprodução/Internet)

 

Nossos novos e estudiosos treinadores representam uma boa perspectiva de futuro para o futebol do Brasil. Maurício Barbiéri, Zé Ricardo, Jair ventura, Alberto Valentin, Osmar Loss, Fábio Carille, Thiago Larghi, Fernando Diniz, Roger Machado e outros que vem surgindo podem dar uma boa turbinada no nosso futebol. Bom, isso é o que eu espero… e você?

Grande abraço,

Ronna.