O futebol vai muito além do que acontece dentro das quatro linhas. Esporte mais popular do mundo, atrai a atenção de bilhões de fãs. Ciente da responsabilidade e relevância social que tem, o Real Madrid deu mais um passo para promover a sustentabilidade.

Depois de duas décadas de parceria com a fabricante de carros alemã Audi, o clube espanhol mudou para a rival BMW. O vínculo assinado no ano passado, no entanto, vai muito além da tradicional entrega de automóveis para os seus jogadores.

Anunciada pelo Real Madrid como Sustainable Mobility Partner (do inglês “parceiro de mobilidade sustentável”), a BMW destacou à época “um acordo de colaboração para desenvolver iniciativas para a mobilidade do futuro, a sustentabilidade e a diversidade”.

O atacante Vini Jr e a zagueiro Kathellen, jogadores brasileiros do Real Madrid, ganharam carros elétricos da BMW (Foto: Divulgação/BMW España)

Em novembro, todos os atletas dos times masculino e feminino de futebol e da equipe de basquete, assim como os treinadores, receberam carros 100% elétricos, “em um firme compromisso em ter a sua frota totalmente elétrica”, afirmou o clube madrilenho.

Nesta semana, a fabricante alemã instalou 80 carregadores para carros elétricos no estacionamento do centro de treinamento do Real Madrid, com uma potência total de cerca de 900 kW. Outros 50 carregadores foram instalados nas residências dos jogadores.

O clube ressaltou que a ação, chamada #RethinkTheGame (“repense o jogo”), “consolida com fatos o compromisso com a sustentabilidade e a eletrificação, principais focos do trabalho em conjunto das duas entidades”.

Leia mais
Banco de Energia

Esta não foi a primeira iniciativa sustentável da parceria. Diante da pior crise energética da União Europeia, Real Madrid e BMW criaram o projeto ‘Banco de Energia’ durante o Natal, em que centenas de pessoas doaram energia durante um torneio de futebol solidário.

De acordo com a fabricante de carros, a ação ajudou cerca de 1,6 mil pessoas através da doação de 58.823 kWh para a fundação Horizontes Abiertos, ONG dedicada à integração social de pessoas carentes e marginalizadas pela sociedade.

Leia também