A energia limpa é um dos caminhos para uma cidade sustentável. Como alternativa ao uso de combustível fóssil, vai ao encontro da agenda 2030 da ONU – Organização das Nações Unidas – que contempla 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS.E alinhada à agenda global, a Prefeitura de Goiânia lançou nesta terça-feira (24) o projeto “VEM GYN”, que incentiva o uso de carros elétricos e a instalação de pontos de recarga na capital.

Pelos próximos 30 dias, 16 veículos elétricos ficarão rodando em teste pelas ruas de Goiânia. Os “carrinhos” foram cedidos pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), órgão do Governo Federal ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

“Os dados apontam que, em três anos de projeto, os 16 veículos elétricos que estão em Brasília evitaram que fossem lançados na atmosfera 12 toneladas de CO2, um dos principais responsáveis pelo efeito estufa. Então, se nós queremos uma Goiânia sustentável, a energia verde é o caminho”, comparou o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz.

Além do Distrito Federal, o estado do Paraná conta com o mesmo projeto. Existe a previsão de que mais veículos elétricos sejam cedidos e que a duração da parceria se estenda por um ano. A Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec) ficará com a responsabilidade da execução dos testes, que serão realizados pelos servidores da prefeitura com o apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMM).

“O mais importante é que nossa capital está inserida nos estudos e pilotos de novas tecnologias para mobilidade, que podem ser testadas por servidores. Ainda está sendo formatado o melhor modelo para atender ao município, mas o prazo deve ser expandido por um ano”, explicou Horácio Mello, secretário de mobilidade urbana, que também fez referência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), neste caso, a utilização de “energia limpa e acessível”.

“Gera menos poluição, traz economicidade e coopera para as cidades sustentáveis. Nos ajuda também a atingir metas da Organização das Nações Unidas para uma cidade inteligente e na redução da emissão de CO2 na atmosfera”, completou o secretário.

Os automóveis que serão disponibilizados para a prefeitura de Goiânia são do modelo Twizy, da marca Renault. Ele é totalmente elétrico, com duas vagas (motorista e carona). O carro possui autonomia para percorrer 100 quilômetros sem recarregar, a uma velocidade máxima de 80 quilômetros por hora.

Mercado

O ano de 2022 fechou com 49.245 veículos leves eletrificados emplacados no Brasil. Os destaques foram os veículos elétricos plug-in (BEV e Phev), que ganharam mercado. Totalizaram, em conjunto, 18.806 emplacamentos no ano, que representam 0,9% do total de automóveis e comerciais leves realizados no país durante o período. As projeções da Associação Brasileira de Veículos elétricos (ABVE) indicam que em 2023 o percentual deve aumentar.

Leia mais