O Plano Safra 2024/2025 destinará R$ 76 bilhões para a produção de alimentos da agricultura familiar, sendo assim, um valor 6,2% superior à safra passada. O recurso de crédito rural é concedido dentro do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Além da produção de alimentos, há recursos diferentes para a compra de máquinas agrícolas de pequeno porte e microcrédito rural. Por isso, o volume total chega a R$ 85,7 bilhões. O Plano Safra prevê ainda a redução de taxas para produtores de alimentos orgânicos e de forma agroecológica.
O maior incentivo do novo plano será para a produção de arroz da agricultura familiar. Assim, a estratégia do plano tem os seguintes eixos: crédito, acompanhamento técnico, sementes, beneficiamento, comercialização e estabelecimento de um preço mínimo do produto.
Lançado nesta quarta-feira (3), o Plano Safra tem o objetivo de financiar a agricultura na temporada 2024-2025. Neste ano, portanto, o plano incentiva a produção de grãos, com destaque ao arroz, e práticas ambientais sustentáveis. O governo federal lançou um Plano Safra para a agricultura familiar e um financiamento específico para os médios e grandes agricultores.
*Com Agência Brasil
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 02 – Fome zero e agricultura sustentável.
Leia mais: