Sagres em OFF
Rubens Salomão

‘Agro tem prejuízo enorme’, diz Marina em reunião com estados sobre incêndios

A ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, afirmou que os proprietários rurais estão tendo um “prejuízo enorme”, ao citar a situação do avanço do fogo no estado de São Paulo. “O resultado no estado de São Paulo é que 300 dos mais de 600 municípios arderam em fogo. Isso é uma ação coordenada”, acusou Marina.

“E ao dizermos que é uma ação coordenada, não estamos dizendo que são os proprietários. Os proprietários estão tendo um prejuízo enorme”, completou. A fala da ministra sobre o prejuízo econômico ocorreu durante reunião do governo federal com governadores para tratar da situação dos incêndios pelo país.

A reunião ocorreu na tarde desta quinta-feira (19/9) e contou com a presença de nove governadores e dois vice-governadores. Ainda participaram titulares ou representantes dos ministérios da Justiça, Meio Ambiente, Integração e Desenvolvimento Regional e Relações Institucionais. A ministra fez um panorama da situação do fogo no país. Segundo a ela, há 690 incêndios no Brasil. Foram extintos cerca de 290 incêndios e outros 179 incêndios tiveram controle.

PREJUÍZO AGRO INCÊNDIO FOGO MARINA SILVA
Foto: Focos de incêndio em áreas do Parque Nacional de Brasília, 16/09/2024. (Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Prejuízo

A ministra ainda destacou que cerca de 106 incêndios não têm combate ou porque estão em área remota ou por dificuldade de acesso com equipamentos. Marina ainda anunciou que o presidente Lula pediu que se estudasse, em caráter de urgência, a criação de um Conselho Nacional de Segurança Climática.

Crítica

A reunião em Brasília teve coordenação do ministro da Casa Civil, Rui Costa, que reafirmou a avaliação de que boa parte dos incêndios teriam causa pelos produtores rurais. Além de citar os casos de “prisões realizadas, inquéritos abertos e incêndios criminosos, que serão apurados do ponto de vista criminal”.

prejuízo queimadas rui costa marina silva reunião
Foto: Marina Silva e Rui Costa em reunião com governadores sobre queimadas. (Crédito: Henrique Raynal | Casa Civil)

Incêndios

“Há uma certa cultura, mais associada aos pequenos agricultores, do fogo para a limpeza das roças. Só que uma coisa é tocar fogo em um ambiente normal. Num ambiente com baixa umidade do ar e uma estiagem tão longa. O que está se mostrando é um risco de que isso alcance grande”, disse o titular da Casa Civil. 

Contraponto

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), rebateu o discurso em entrevista coletiva, logo depois da reunião. “Nós temos, sim, problemas de focos de incêndio e já teve maior intensidade, principalmente nas áreas mais produtivas do estado”, disse.

prejuízo queimadas caiado reunião brasília
Foto: Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, participou de reunião em Brasília. (Crédito: Henrique Raynal | CC)

Desmentir

“Para exatamente desmentir toda e qualquer tese de que estaria sendo ali colocado fogo intencional por parte de produtores rurais. Isso está totalmente desmentido no documento que nós trouxemos”, afirmou, sobre o prejuízo das queimadas.

Perdas

O governador sustentou que os incêndios tiveram aumento de 41% nas áreas produtivas goianas e uma diminuição de 12% nas áreas não produtivas. Segundo ele, o prejuízo até agora, apenas em Goiás, seria de R$ 1,5 bilhão.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 12  Consumo e Produção Responsáveis; ODS 13  Ação Global Contra a Mudanças Climática; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.