O serviço Ser Natureza, do Ministério Público de Goiás (MPGO), realizou no dia 15 de setembro uma reunião com a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) para apresentar e discutir com a entidade ações de apoio a medidas de recuperação do Rio Meia Ponte em Goiânia.
Durante o encontro na Fieg, o presidente da entidade, Sandro Mabel, fez uma apresentação do Programa de Gestão de Escolas Públicas do Sesi – Serviço Social da Indústria. Em contrapartida, os promotores de Justiça Carlos Alexandre Marques, Juliano de Barros Araújo e a coordenadora da Área do Meio Ambiente e Consumidor (Caoma) do Centro de Apoio Operacional do MPGO, Daniela Haun de Araújo Serafim, apresentaram à federação o serviço institucional Ser Natureza.
Ainda durante a reunião, ficou definido que dois membros da federação vão passar a integrar o grupo de trabalho do Ser Natureza em Goiânia, colaborando na construção de ações e estratégias voltadas para a melhoria ambiental do Rio Meia Ponte.
Parcerias
O Ser Natureza está preocupado com a situação do manancial e, por isso busca, parcerias oficiais envolvendo os setores públicos e privados para o desenvolvimento de ações de recuperação. A adesão do Município ao serviço aconteceu em agosto, por meio da assinatura do prefeito Rogério Cruz em uma carta de compromisso. No início deste mês, houve também tratativas com a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma).
Segundo explica a analista Adriane Chagas, da Coordenadoria de Assessoramento à Autocomposição Extrajudicial (Caej), o cenários atual e futuro, exigem a implementação de ações concretas. Por isso, o Ministério Público tem como propósito fomentar a harmonização das ações interinstitucionais, especialmente com as áreas de gestão ambiental, de recurso hídricos e áreas setoriais, como indústria, prestação de serviço, empreendimentos imobiliários, agricultura, sociedade civil, entre outros.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), d)a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ODS). 06 – Água Limpa e Saneamento.
Leia mais
- Pastagem na Amazônia ameaça microorganismos essenciais e influencia emissão de gases do efeito estufa
- Aumento salarial de homens ainda é maior que o das mulheres, aponta relatório
- Na ONU, Lula defende que mudança climática e desigualdade são principais desafios