Sagres em OFF
Rubens Salomão

Ala no PL ainda espera movimentos de Vitor Hugo e não descarta apoio a Mendanha

O PL em Goiás continua rachado entre que os pretendem apoiar a pré-candidatura de Gustavo Mendanha (Patriota) ao governo estadual e aqueles que querem seguir fielmente a escolha do presidente Jair Bolsonaro (PL) e caminhar com o deputado federal Major Vitor Hugo (PL). Lideranças dos dois lados, ouvidas pela Coluna, apontam que ainda existe a possibilidade de o partido voltar ao grupo de Mendanha, como quer a direção regional, comandada pelo casal Magda Mofatto e Flávio Canedo.

Ouça:

Ouça “#399: Ala no PL ainda espera movimentos de Vitor Hugo e não descarta apoio a Mendanha” no Spreaker.

Tudo depende, na avaliação de novos e antigos filiados ao PL, dos movimentos do próprio Vitor Hugo. “Até agora ele não fez uma reunião sequer com o partido. Não buscou os deputados na Assembleia, por exemplo, e menos ainda a direção do partido. Se ele quer ser candidato a governador, deve fazer o dever de casa e juntar o partido. Ainda tem, sim, quem queira voltar a apoiar o Mendanha até as convenções”, afirma o deputado estadual Major Araújo (PL).

A deputada federal Magda Mofatto mantém silêncio sobre o assunto, mesmo internamente. Avaliação entre deputados do partido é de que a ala mendanhista pretende dar tempo para que a pré-candidatura de Vitor Hugo naufrague sozinha e, até o prazo das convenções, possam convencer o presidente Bolsonaro de que o mais lógico seja apoiar candidatura com maior perspectiva de poder. Contam, para isso, com o apoio do presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto.

Estrutura

Ao mesmo tempo em que busca consolidar pré-candidatura ao governo estadual, Vitor Hugo reduziu a estrutura do gabinete parlamentar em Goiás. O deputado desativou, em meados do ano passado, o escritório de representação que mantinha em Goiânia, com verba da Câmara Federal.

Agendas

Apesar disso, Vitor Hugo participa de dois eventos pelo interior de Goiás nesta semana. Ambos na rabeira de autoridades de Brasília, que cumprem agenda por aqui.

Foto: Alan Santos/PR

Obras

O deputado acompanha visita do ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, às obras de recuperação da BR-158, ponte sobre o Rio Claro e do aeroporto, em Jataí. Evento nesta segunda-feira (18), a partir das 10h.

Títulos

Já na quarta-feira (20), às 9h, o pré-candidato acompanha motociata do presidente Jair Bolsonaro em Rio Verde, que estará na cidade para receber títulos.

Isolado

O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, não é mais o coordenador da pré-campanha de João Doria à Presidência da República. Ele foi trocado por Marco Vinholi depois de dar declarações contrárias ao ex-governador paulista.

Alívio

Pelas redes sociais, Araújo, que nunca exerceu de fato um papel de liderança no projeto de Doria, ironizou a substituição e se mostrou aliviado: “Ufa”, disse.

Divisão

A candidatura do ex-governador enfrenta resistência dentro da sigla, apesar de ter sido escolhido como pré-candidato. O segundo colocado nas prévias, Eduardo Leite (RS), não confirma a decisão por maioria e ainda se declara como opção no partido. “Estou na pista”, afirmou na última semana.

Mais lidas:

Leia também: