A alfabetização e a qualidade no ensino infantil foi tema de palestra nesta quarta-feira (31) durante o segundo e penúltimo dia do XII Fórum Estadual Ordinário da Undime Goiás, em Caldas Novas.

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A palestra, com o tema “A revolução começa na educação infantil”, foi ministrada pelo professor pernambucano Rogério de Melo Morais. Para o especialista, esta etapa da educação merece atenção especial, e acrescenta que é a que mais influencia nos resultados no ensino fundamental.  

Rogério Morais (Foto: Johann Germano/Sagres Online)

“Um tema que está em profundo crescimento no Brasil todo e que os municípios são responsáveis por tocar essa etapa. Vamos debater junto aos diretores, secretários de Educação dos municípios de Goiás como a gente pode elevar a prioridade nesta etapa da educação infantil, olhando para ela mas também sem deixar de olhar a influência dela nos resultados do ensino fundamental”, afirmou Morais.

Contudo, um dos principais desafios da educação infantil na rede pública do país, segundo Morais, é a falta de vagas nas escolas. A preocupação se dá principalmente por ser esta a fase de alfabetização das crianças. O professor defendeu maior cooperação do poder público para solucionar a questão.

“Entretanto, para a gente poder avançar, é preciso uma colaboração, como a própria Constituição já coloca, entre os próprios municípios, o Estado e a Federação, para que os municípios tenham recursos necessários para expandir essa oferta”, analisou.

Debate antigo

Edineide Almeida é coordenadora Institucional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) (Foto: Johann Germano/Sagres Online)

A coordenadora Institucional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Edineide Almeida, reforça que a alfabetização é exatamente uma das principais preocupações da Undime.  

“A alfabetização tem sido uma questão antiga, e a gente sabe que os alunos estão chegando no ensino médio com dificuldade, e a gente tem de resolver isso aqui”, frisou Edineide.

Outro desafio da educação infantil, porém, segundo Morais, é a qualidade do ensino. “Desafio qualitativo. A gente precisa fazer essa expansão com qualidade, entendendo o que é a educação infantil, olhando para os valores da educação infantil, e percebendo que é ela, ou seja, a educação infantil, que deve influenciar as outras etapas, e não as outras etapas influenciar ou provocar uma escolarização precoce na educação infantil”, avaliou o professor.

Rogério Morais é especialista em Gestão do Processo Educacional e Master em Liderança e Gestão Pública; diretor executivo da PIPA (Primeira Infância, Plantar Amor), colunista de educação da rádio CBN Recife e responsável pelo Blog Papo de Primeira na Folha de Pernambuco.

Esta reportagem contempla o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU – ODS 4, por uma Educação de qualidade. Saiba mais em https://brasil.un.org/pt-br/sdgs

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