Escolas das 245 cidades do Estado de Goiás, receberam da Secretaria Estadual de Educação materiais do programa Alfamais. São 28 mil professores, que terão as apostilas de apoio pedagógico.

De acordo secretaria Estadual de Educação Fátima Gavioli “O programa AlfaMais veio depois da pandemia, justamente para fazer a correção daquilo que as crianças perderam durantes esses dois anos.”. Ela ainda acrescentou que “o aluno que está no 3º ano [do ensino fundamental], passou a 1º e a 2º série em casa, então ele chega com muitas lacunas na aprendizagem. Agora, por meio do Alfamais, nós vamos apoiar os municípios para o processo de alfabetização”, abordou Gavioli.

Os professores receberam treinamento para o uso do material direcionado para turmas de educação infantil e de 1º e 2º ano. O coordenador Geral de Porangatu, Angelo Marcos de Souza explicou como funcionou a capacitação dos professores.

“Nós temos 40 coordenações regionais no Estado de Goiás, e dentro delas, os municípios receberam a capacitação. Nós temos coordenações com até 10 municipios, todas elas ocorreram nas sedes. A formação ocorreu para que esses professores que estão recebendo esse material possam trabalhar nas escolas”

Além da entrega do material, coordenadores regionais de educação e articuladores participaram de uma oficina sobre gestão estratégica e, também, foram receberam veículos para uso das instituições de ensino.

“Nós entregamos 139 carros novos para a rede estadual. São carros altos como camionetes para CRE [Coordenação Regional de Educação] de cidades do interior e carros baixos as cidades metropolitanas”, informou a secretaria.

Fátima ainda relatou que a grande missão deste ano é trazer de volta todas as crianças para a escola. Segundo ela, isso já foi adquirido por meio da matrícula, e que agora o desafio é mantê-los nas instituições de ensino e melhorar a apredizagem.

Rodrigo Melo é estagiário do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a PUC Goiás, sob supervisão da jornalista Thaís Dutra.

Leia mais: