Amapá será sub sede da COP 30 em 2025 

O Governo do Amapá anunciou na última semana que o estado da região amazônica será sub sede da COP 30 em 2025. A informação foi divulgada pelo governador do estado, Clécio Luís, durante cerimônia no Palácio do Setentrião, na capital Macapá.  

“Quando estivemos com o presidente Lula, em Brasília, ele informou para irmos ao Itamaraty para tratarmos da proposta do Amapá, que está realmente integrado na COP da Amazônia, em Belém. Estivemos lá reunidos, na sexta-feira, 26, e recebemos a informação que o Amapá, mais precisamente Macapá, foi escolhida como subsede da COP 30, em 2025”, celebrou o governador. 

Vizinho do Pará, sede da COP 30, o Amapá já pavimenta um caminho nos debates sobre o clima, com destaque para a participação na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, (COP 38), em Dubai. Na ocasião, o estado apresentou suas potencialidades sustentáveis verdes e na bioeconomia, para o desenvolvimento ambiental na geração de riqueza. 

Articulação em prol da Amazônia 

Além disso, o estado manifestou a intenção em fortalecer a COP na Amazônia durante encontro da gestão estadual com embaixadores de 38 países, como Sérvia, Noruega, Suíça e Japão, em Brasília. A iniciativa foi defendida pelo embaixador da Áustria, Stefan Scholz, que destacou que pela COP 30 ser em Belém, era necessário integrar os estados da região no evento mundial.  

“Queremos dar aos outros estados da Região Amazônica, como o Amapá, a oportunidade de apresentar suas próprias estratégias para uma economia verde, pois precisamos envolver todos se quisermos ter sucesso e, para que a transição energética aconteça, com parcerias nacionais e internacionais”, destacou o diplomata. 

O governador do Amapá, Clécio Luís, destacou ainda a importância de que todos os estados da região amazônica unam forças para que a realização da COP 30 seja um sucesso.   

“Estivemos na COP 28, que foi significativo e importante, e já estamos tratando da COP 29, mas a COP 30, não poderia ser apenas de uma única cidade. Não pode ser a COP da Amazônia se não tiver Roraima, Amazonas, e os demais estados da região. Então, Belém, que está em um esforço gigantesco pela COP 30, será a sede principal, mas com todo apoio de Macapá, que também será subsede desta cidade irmã que tenho tanto carinho em nossa região”, finalizou Clécio Luís. 

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima. 

Leia mais: