O programa Educação desta semana chega com o tema “O que é a Educação Básica brasileira?”. A apresentadora Laila Melo busca a resposta com vários especialistas e em vários aspectos que envolvem a educação do país.
Quando falamos em educação, o assunto também é sobre investimento. Por isso, a jornalista recebe o professor Glauco Gonçalves, coordenador do Programa de Pós-graduação em Ensino da Educação Básica da Universidade Federal de Goiás (UFG), para falar sobre o investimento na educação do país.
Mas o que é educação básica? A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional diz que a educação desenvolve-se “na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”.
A educação básica trata-se, portanto, da educação escolar obrigatória e gratuita dos quatro aos 17 anos de idade. A lei brasileira organiza essa etapa do ensino em instituições próprias que ofertam educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
Quem promove a educação básica no Brasil?
A educação é uma política pública federal via Ministério da Educação (MEC). Então, o programa da Sagres TV observa a legislação para saber de quem é a responsabilidade de promover a educação básica no Brasil. Para responder a pergunta, Laila Melo traz o doutor em educação e analista da política educacional brasileira, Sérgio Stocco.
Enquanto política, a Educação tem responsabilidades da União, dos Estados e dos Municípios. Quem fala sobre a profundidade dessa integração é Anna Helena Altenfelder, presidente do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). A especialista fala sobre o cenário da educação básica no país.
O programa Educação ainda conta com a participação de Nilson José Machado, professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) que fala sobre o investimento do Brasil em relação aos países da OCDE.
A educação dá certo
Secretário de educação de Sobral (CE), Francisco Herbert destaca por que o Nordeste é referência em educação básica no país. A região tem 97 das 100 melhores escolas de anos iniciais do Brasil. A cidade de Sobral apareceu em primeiro lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021.
No quadro ‘Educação que dá certo’ um exemplo de Goiânia. O programa foi conhecer a Escola Municipal Professora Maria Nosidia Palmeiras das Neves, que está no topo do Ideb entre as escolas do estado.
Assista na TV
Confira a sexta edição do programa Educação nesta segunda-feira (05), às 20h, na Sagres TV (Canal 26.1) ou no canal do Sistema Sagres no YouTube.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 4 – Educação de Qualidade.