Amarildo em evento de patrocinadora do Mundial (Foto: Divulgação)

 

A Copa do Mundo de 1962 poderia ter sido trágica para o Brasil. Com o peso de ter sido campeão quatro anos antes na Suécia, a seleção brasileira chegou ao Chile como favorita e com Pelé e Garrincha na equipe. Porém, na terceira partida, Pelé se lesionou. Deu espaço para Amarildo, de apenas 21 anos, que entrou para a história como Possesso. Autor de um dos gols na final, Amarildo foi o entrevistado do A Caminho da Copa, da Sagres 730.

Quase 60 anos depois do feito no Chile, Amarildo lembrou as histórias daquele Mundial e contou boas histórias de Mané Garrincha e Nilton Santos.

“Foi uma choradeira tremenda no Brasil. Como que ia jogar sem o Pelé? O povo ficou assustado. Mas eu não tive nada disso. Só me deu força. E eu ainda falei que teve de fazer igual ou melhor. Uma loucura, né? E o time tinha o Nilton Santos, Didi, Garrincha, o Zagallo. Nós já jogávamos há quatro anos no Botafogo e eles falaram para eu jogar meu jogo. E foi o que eu fiz”

Um dos momentos mais emblemáticos daquela Copa foi o jogo contra a Espanha. O primeiro jogo sem Pelé começou ruim para os sulamericanos, com o gol dos espanhóis. Na sequência, Nilton Santos cometeu um pênalti, mas, de forma marota, deu um passo à frente e ludibriou a arbitragem.

“Vou te contar… Ele colocou as mãos nos olhos. Lá no campo nós vimos tudo aquilo. Depois ele só confirmou o que fez. Foi muito rápido, o juiz nem teve tempo de ver se foi ou não foi. E o Nilton ficou tremendo, ele já falou isso. Ficou parado naquela tensão toda. Mas quando o juiz deu só a falta, ele respirou profundamente, sabe aquele respiro de alívio. Foi uma passagem muito importante na minha vida”

Amigo e companheiro de Garrincha no Botafogo, Amarildo tem histórias boas de um dos maiores nomes da história do futebol. Contra o Chile, Garrincha foi expulso. A história é contada como se o atacante alvinegro tivesse agredido o chileno, mas a verdade de Amarildo é um pouco diferente.

“A expulsão do Mané contra o Chile foi bem engraçada. O Mané pegou o lateral do Chile e driblou várias vezes. Depois ele caiu de bumbum no chão e o Mané passou ali por brincadeira e deu um chute na bunda dele. Mas foi um chute que não machucava nem formiga. Mas o juiz nem viu e achou que foi agressão. Só que não foi, foi só brincadeira, depois todo mundo viu que foi brincadeira. Ele fez de sacanagem, ainda falou levanta seu bunda suja (risos).

Se Amarildo substituiu Pelé em alto nível, o mesmo não é esperado para 2018. A 49 dias da Copa do Mundo, Neymar ainda não treina com bola e segue o seu tratamento para o Mundial. A expectativa de retorno é para a segunda quinzena de maio. O jogador não deve ser problemas para a Copa, mas se for, Amarildo acredita emproblema para o Brasil.

“Acho que não tem um Amarildo nesse time. Mas todos têm de ter noção do peso que tem um Mundial. Brasil é Brasil, não tem de dar vexame. Não podemos fazer igual no passado. É a chance. O time tem de ter confiança e jogar o jogo que o Brasil sempre jogou. Todos vão olhar muito para o Brasil.

Amarildo também falou sobre a Copa do Mundo da Rússia. Ele acredita no Brasil campeão, mas faz um alerta para que o fantasma do 7 a 1 jamais retorne ao imaginário brasileiro.

“É um pesadelo. Não é um sonho. É um pesadelo. Nenhum brasileiro ou alguém desse mundo pensaria que o Brasil tomaria aquela chuva de gols em um Mundial. Jogadores que tremiam, que tremeram do primeiro ao último minuto. Algo que nunca vai passar na nossa mente, nem em 1950 foi assim. Essa de agora é bem pior. Espero que seja a última depressão do futebol brasileiro”

 {source}

<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/435616215&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>

{/source}

FICHA TÉCNICA

AMARILDO

Nome: Amarildo Tavares da Silveira

Data de nascimento: 29/07/1940

Jogos pela seleção: 22

Gols: 7

Títulos pela Seleção: Copa do Mundo de 1962

Estatísticas: @MineiroGiant