Nesta quarta e última edição do ”Ambiente – O Podcast de contexto político (Eleições)” tem como tema as fake news e o combate à desinformação na política, especialmente em tempos de Eleições 2022.

Assista a seguir

O podcast está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 4 [Educação de qualidade] e 16 [Paz, justiça e instituições eficazes] da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Para discutir o assunto, os jornalistas Rubens Salomão, Laila Melo e Thaís Dutra recebem nos estúdios da Sagres TV o professor e pós-doutor em Comunicação, Luiz Signates e, por videoconferência, a CEO da Agência Lupa, do Rio de Janeiro, Natália Leal.

Para o professor Luiz Signates, embora as notícias falsas tenham ganhado força desde a eleição de 2018, e agora ainda mais em 2022, este não é um fato novo na história da humanidade, e tudo perpassa pelo aspecto emocional das pessoas, que preferem escolher no que acreditar.

”A informação, seja ela verdadeira, seja ela falsa, circula muito mais [hoje com a internet]. No entanto, ao percorrer a história da humanidade, a humanidade sempre foi assim. A ideia de fato passa pelo emocional, por uma produção de sentidos não somente naquilo que de fato acontece, mas que a gente deseja que fosse”, analisa Signates. ”A racionalidade é uma possibilidade humana”, acrescenta.

Natália Leal (Foto: Sagres TV)

O fact-checking, do inglês ”verificação de fatos”, por sua vez, perpassa pelo jornalismo. Segundo Signates, basta analisar a importância do papel da imprensa durante a pandemia.

No entanto, para a CEO da Agência Lupa, Natália Leal, o jornalismo, sozinho, não consegue exercer a função de resolver o problema das fake news.

”É preciso baixar um pouco a poeira e dizer que a gente vai contribuir, mas há muito mais coisas que precisam ser feitas, e é por isso que a Lupa se dedica tanto ao jornalismo quanto a educação midiática para que se possa formar gerações melhor preparadas para lidar com esse ambiente desinformacional que estamos vivendo hoje”, argumenta Natália Leal.

Confira as edições anteriores do podcast Ambiente