Nesta terça-feira, 6, a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) promoverá o quinto e último encontro da série de Seminários ANPEd. Com o tema “Ensino Médio: o que as pesquisas têm a dizer? Subsídios para a Consulta Pública”, o evento é uma parceria com o Ministério da Educação (MEC) e tem como objetivo estimular o debate entre especialistas de universidades, institutos e escolas, além de fornecer visibilidade às pesquisas recentes sobre a reforma do ensino médio, servindo como subsídio para a consulta pública realizada pelo MEC.

O seminário será realizado de forma presencial, a partir das 14h, no Anfiteatro 10 do chamado Minhocão, localizado no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB). Além disso, será transmitido ao vivo pelo canal da ANPEd e retransmitido pelo canal do MEC no YouTube.

Dentre os participantes do evento, estarão presentes Klever Corrente Silva, da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDEF); Luciano Rodrigues Duarte, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Campus de Jardim; Miriam Fábia Alves, docente da Faculdade de Educação da Universidade de Goiás; e Wivian Weller, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. A mediação do debate ficará a cargo da vice-presidente da ANPEd Centro-Oeste, Fabiany de Cássia Tavares Silva (UFMS).

Formato

Cada seminário tem a duração máxima de duas horas. O formato adotado em todos os seminários consiste em trazer pesquisadores seniores, doutorandos ou recém-doutores que tenham realizado teses sobre o ensino médio, enquanto o Ministério da Educação (MEC) atua como observador.

No total, estão sendo realizados cinco seminários, distribuídos pelos meses de maio e junho, sendo um em cada região do país. O primeiro ocorreu na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Vitória da Conquista (BA); o segundo na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba (PR); o terceiro na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus (AM); e o quarto foi realizado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

A Consulta Pública para Avaliação e Reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio tem como propósito a ampla participação da sociedade e da comunidade educacional na busca de contribuições significativas. Essas contribuições serão fundamentais para embasar as decisões do Ministério da Educação (MEC) a respeito dos atos normativos que regulamentam o ensino médio.

O objetivo primordial é coletar subsídios que permitam uma avaliação abrangente e uma eventual reestruturação da política nacional de ensino médio. Através desse processo de consulta, espera-se promover uma educação de qualidade, que atenda às necessidades e aspirações dos estudantes, professores, instituições de ensino e demais atores envolvidos no sistema educacional.

*Esse conteúdo está alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU 04 – Educação de Qualidade

Leia mais: