Durante entrevista para o episódio inédito do PodFalar, podcast de política do Sistema Sagres, o representante do Fórum Nacional de Educação (FNE), Heleno Araújo, afirmou que na última quinta-feira (02), assinou documento que solicita ao ministro Camilo Santana que altere data prevista para fim de consulta pública que avalia reestruturação da política nacional para o Ensino Médio.

O documento inicial indicava o fim para esta terça-feira, dia 06. Nesse sentido, Araújo defende que ampliação é necessária visto que, na prática, a consulta pública abrangeu pouco mais de 40 dias de atividades. Dessa forma, na portaria publicada em março, o prazo determinado foi de 90 dias. Após o período, a Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino elaborará o relatório final com os resultados.

Representantes

“A consulta púbica é importante porque ela cumpre o papel do que não aconteceu lá em 2017”, defende o professor Heleno Araújo. Segundo ele, representantes de entidades educacionais, estudantes e professores não participaram da construção do novo modelo.

 A consulta pública cumpre o papel de dialogar, mostrar que a sua aplicação (do novo modelo) não está dando certo. Está prejudicando a juventude e os profissionais da educação”, afirma.

Ademais, durante entrevista, Araújo citou que representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (Foncede) e Conselho Nacional de Educação (CNE), também solicitam a prorrogação.

Segundo ele, o documento não explicita a indicação de um período específico de prorrogação, ficando a cargo do Ministro da Educação, Camilo Santana.

*Esse texto está alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) por uma Educação de qualidade.

Leia mais: