A prefeitura de Aparecida de Goiânia iniciou nesta semana uma nova maneira para que os contribuintes possam negociar dívidas com o município. Antes, para da início ao processo, o morador precisava ir até uma unidade do Serviço de Atendimento ao Cidadão (Sac) e lá o atendimento era agendado. Agora, desde 1º de agosto, a conciliação poderá ser feita diretamente no Sac.

Em entrevista à Sagres, a superintendente de Receitas Tributárias da Secretaria de Finanças de Aparecida de Goiânia, Ana Paula Vilela, destacou que essa nova opção “facilitou bastante o acesso para o cidadão aparecidense, que é exatamente o que a prefeitura busca”. Segundo a superintendente, a inadimplência na cidade é de aproximadamente 40%, mas com o programa de negociação, é possível baixar essa porcentagem para 5%.

Assista a entrevista completa:

“E é exatamente por isso que a gente oferece todas essas possibilidades para o contribuinte ficar em dia. Nós temos um Núcleo de Comunicação, que é oferecido durante todo o ano. E detalhe, ao fazer a conciliação, ele tem desconto nas multas e nos juros, que para pagamento à vista pode chegar até 70%”, contou Ana Paula, que explicou ainda que é possível parcelar a dívida em até 54 vezes. “O contribuinte pode se organizar e achar a forma, que melhor se encaixa no planejamento familiar dele”.

Para ter acesso ao novo serviço, basta o contribuinte ir até o Sac com documentos pessoais e referente às dívidas. “Se o débito for de um um imóvel, ele tem que levar um documento que comprove a propriedade do imóvel, por exemplo”. Segundo Ana Paula, a ideia é evitar que as dívidas com o poder público sejam ajuizadas. Ainda assim, a superintendente ressaltou que o cidadão que já está com a dívida neste estágio do processo também pode entrar em contato com a prefeitura e fazer a renegociação. “São várias possibilidades para o contribuinte ficar em dia com a prefeitura de Aparecida”, concluiu.

Leia também: