Foi realizada na manhã desta quinta-feira (5), em Aparecida de Goiânia, a simulação do revezamento da tocha olímpica para os Jogos do Rio de Janeiro em 2016. O evento, que aconteceu no Centro de Cultura e Lazer José Barroso, ao lado do Centro Administrativo do município, contou com a presença de autoridades, entre elas o prefeito Maguito Vilela (PMDB), que falou ao repórter Jerônimo Junio, da Rádio 730, sobre a preocupação de se antecipar a preparação para o revezamento.

“Muito importante, é a primeira cidade que pensou nisso no mundo inteiro, que pensou numa simulação do revezamento, e trouxemos aqui o General Marco Aurélio, ele que é o coordenador dos jogos olímpicos do Brasil, está aqui presente em Aparecida para este marco histórico para nossa cidade”, ressalta Maguito.

Embora seja uma simulação do revezamento oficial, o trajeto percorrido foi de apenas 3,5km pelas principais ruas e avenidas da cidade. O percurso oficial só será divulgado às vésperas do início do revezamento, que será 100 dias antes da abertura oficial dos jogos, em Olímpia, na Grécia.

“Essa simulação vai motivar as pessoas para o dia 6 de maio, quando a tocha olímpica estará aqui na nossa cidade, e a nossa cidade será mostrada para o mundo todo, através das emissoras de televisão, das rádios, das redes sociais. Enfim, Aparecida se destaca por ser uma cidade pioneira neste revezamento da tocha olímpica”, ressalta o prefeito.

DSC 2133O diretor executivo de operações dos Jogos do Rio 2016, General Marco Aurélio Costa Vieira, falou sobre a importância do evento para o município aparecidense e da relevância global da iniciativa de simular o revezamento da tocha.

“Temos mais de 5 mil municípios no Brasil, apenas 322 receberão a passagem da tocha, de maneira que é, sem dúvida, uma distinção para o município de Aparecida. E essa iniciativa é única, por parte da prefeitura de Aparecida, mas também é uma mobilização social impressionante e que tem como consequência natural mostrar ao país que o município se engajou efetivamente desde já na passagem da tocha, nos valores olímpicos, e está mostrando que a olimpíada não é só do Rio de Janeiro e sim do Brasil”, afirma.

O percurso oficial da tocha olímpica em Aparecida de Goiânia ainda não foi divulgado, mas sabe-se que será no dia 6 de maio de 2016 e que terá 17 quilômetros de extensão. Além de Aparecida, o revezamento também passará por outras 11 cidades goianas: Anápolis, Caldas Novas, Catalão, Cidade de Goiás, Corumbá, Goiânia, Inhumas, Itaberaí, Piracanjuba, Pirenópolis e Trindade.