Foto: Xandy Rodrigues 

O Vila Nova foi derrotado pelo líder Fortaleza na noite desta sexta-feira (21) por 2 a 0, na Arena Castelão, na capital cearense, pela 28ª rodada do Brasileirão Série B. O Tigrão lutou, criou a melhor chance no primeiro tempo, mas acabou ficando com 10 em campo no segundo, depois de Gastón ser expulso. O tricolor marcou duas vezes com Ederson, aos 37’, de pênalti, e aos 42’.

O Vila agora é o quinto colocado com 43 pontos, e o Fortaleza segue firme na liderança com 50. Na próxima rodada, o Tigrão recebe o Guarani no Serra Dourada, na próxima sexta-feira (28), às 21h30, e o tricolor cearense pega o São Bento na terça (25), na Arena Castelão, às 19h15.

Primeiro tempo

Um Vila Nova que veio disposto a arrancar pontos dentro da casa do líder do Brasileirão Série B, e parecia não sentir os desfalques. Antes do início da partida, o técnico Hemerson Maria disse que atacaria quando tivesse a bola, e assim o colorado fez. Gastón Filgueira, aos 37 segundos de jogo fez falta duríssima em Romarinho, um carrinho que rendeu o primeiro amarelo do jogo.

Aos 3 minutos, bola recuada da zaga para o Marcelo Boeck na fogueira. Lucas Braga tenta surpreender o goleiro, mas o camisa 1 tricolor despacha.

O Fortaleza teve mais posse de bola, mas as melhores chances foram da equipe goiana. Aos 25’, após belo contra-ataque, Mateus Anderson recebe de Alex Henrique na entrada da área e bate colocado, obrigando Boeck a voar para espalmar em escanteio.

Aos 36’, Dodô arriscou de fora da área, mas ela passou à direita de Rafael Santos. Em seguida, a melhor chance do primeiro tempo. Após bela jogada pela esquerda de Lucas Braga, o camisa 11 cruzou na medida para Alex Henrique, sozinho, de frente para o gol, testar para fora.

Segundo tempo

Na etapa final, o Vila Nova manteve a marcação forte, mas o Fortaleza voltou melhor. Apesar disso, a equipe da casa voltou a cometer erros. Aos 12 minutos, um recuo forte e perigoso de Felipe quase resulta em gol contra. O goleiro Marcelo Boeck correu, mas a bola acabou saindo à direita da meta tricolor. Na sequência, após cobrança de escanteio, Alex Henrique arriscou uma bicicleta, mas o camisa 1 fez a defesa no meio do gol.

Dois minutos depois, Gastón Filgueira fez falta em Marcinho, matando o contra-ataque do Fortaleza. O lateral levou o segundo amarelo no jogo e, consequentemente, o vermelho. Hemerson Maria imediatamente recompôs o sistema defensivo, sacando Alan Mineiro e colocando Hélder. 

Mesmo com dez em campo, o Vila lutou e ainda chegou a assutar o time da casa em bolas paradas. Mas aos 37′, após cruzamento forte da direita, Hélder tenta interceptar o chute, mas a bola pega no braço direito do defensor e o juiz marca pênalti, que Ederson converteu. 

Aos 42′, o Fortaleza decretou a vitória com mais um gol de Ederson, após boa troca de passes, o camisa 91 bateu rasteiro, cruzado, na saída de Rafael Santos, fechando a conta na Arena Castelão.

Ouça os gols na voz de Edmilson Almeida

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/503401875&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/503402220&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}

FICHA TÉCNICA

Jogo: Fortaleza 2×0 Vila Nova (28ª rodada)

Data/horário: 21/09/2018 às 21h30, hora de Brasília.

Local: Arena Castelão, em Fortaleza-CE.

Arbitragem

Arbitragem: Emerson Almeida Ferreira (MG)

Assistentes: Celso Luiz da Silva (MG) e Marcus Vinícius Gomes (MG)

Gols

Fortaleza: Ederson (37‘2T e 42’2T)

Cartões amarelos

Vila Nova: Gastón (0‘30”1T e 14‘2T), Hélder (36’2T) e Geovane (39’2T)

Cartão vermelho

Vila Nova: Gastón (14‘2T)

Escalações

Vila Nova: Rafael Santos, Naylhor, Giaretta, Moacir, Gastón, Geovane, Wellington Reis, Alan Mineiro (Hélder), Mateus Anderson, Alex Henrique (Rafael Silva) e Lucas Braga. Técnico: Hemerson Maria.

Suplentes: Matheus Kayser, Heitor, Hélder, Washington, Juninho, Reis, Vinícius Leite, Rafael Silva e Léo Itaperuna.

Fortaleza: Boeck, Tinga, Diego Jussani, Adalberto, Bruno Melo, Felipe, Marlon (Ederson), Dodô (Derley), Romarinho (Rodolfo), Marcinho e Gustavo. Técnico: Rogério Ceni.

Suplentes: Gabriel Felix, Derley, Roger Carvalho, Leonan, Douglas Coutinho, Rodolfo, Wilson, Diego Tavares, Palblo, Max Walef, Sérgio e Ederson.

Renda R$ 242.821,00
Público pagante: 27.554.
Público total: 28.524.