O Brasil registrou a maior epidemia de dengue do país em 2024 com 6.644.336 casos prováveis da doença. Foram registrados 6.041 óbitos e ainda há outros 875 em investigação. Para tentar se antecipar ao período crítico da doença, o Ministério da Saúde instalou nesta quinta-feira (9) o Centro de Operações de Emergência (COE) para dengue e outras arboviroses.

Até o momento, foram registrados 14.511 casos em 2025 e 13 óbitos estão em investigação. O plano do governo é se antecipar ao período sazonal da doença e ampliar a rede de combate. Por exemplo, o método Wolbachia de infectar mosquitos Aedes aegypti com bactéria será ampliado de três para 40 cidades.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, informou que o Centro irá coordenar o planejamento do país, mas que o plano terá a participação de estados, municípios, pesquisadores e instituições científicas.

Centro de Operações de Emergência para dengue e outras arboviroses (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Ações do plano

O plano do Ministério da Saúde inclui, além da ampliação da contaminação de mosquitos, ações de mitigação de proliferação do mosquito em locais classificados como críticos. As ações contra a dengue serão direcionadas também para outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti , como a Zika e a Chikungunya.

De acordo com a ministra, o plano de seis eixos vai preparar a rede assistencial e conter o avanço da doença este ano. Outras ações incluem a aquisição de 9,5 milhões de doses da vacina contra a dengue. 

Além disso, serão implantados insetos estéreis em aldeias indígenas, maior cuidado com borrifação residual intradomiciliar em áreas de creches, escolas e asilos e aumentar as estações disseminadoras de larvicidas. Confira algumas medidas de combate à dengue na imagem:

A melhor forma de combater a dengue é impedir a reprodução do mosquito. Foto: Arte/EBC

*Com Agência Brasil

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 03 – Saúde e bem-estar.

Leia mais: