O setor Jardim América passou por uma série de mudanças no trânsito, neste mês de maio, para melhorar a trafegabilidade no local. Em entrevista à Sagres, o diretor de fiscalização da Secretária Municipal de Mobilidade (SMM), Henrique Addad, detalhou que as alterações tiveram início no dia 14/05 e até o dia 23/05, por nove dias, as equipes de fiscalização apenas orientaram os motoristas. “No dia 23 nós iniciamos a fiscalização e de lá para cá já foram 293 autuações feitas na região do Jardim América, onde a sinalização foi modificada”, contou.

Ouça a entrevista completa:

Dentre as autuações feitas neste período, o diretor de fiscalização contou que a maioria ocorreu por estacionamento em local proibido. Henrique destacou que as irregularidades estão sendo identificadas mesmo após o período de adaptação. “Nós fizemos um trabalho educativo junto aos grandes estabelecimentos, templos religiosos, entregamos material de casa em casa. Nesse período, que foi do dia 14 a 22 de maio, não foram feitas autuações. A gente chegava, constatava a irregularidade e tentava localizar o motorista para tirar o carro sem a necessidade de autuar”, afirmou.

Henrique explicou que as mudanças foram pensadas pois o Jardim América tem vias estreitas, de mão dupla e com vagas de estacionamento em ambos os sentidos, além de ser um setor misto, com área residencial e comercial. “É onde gera esse conflito de interesses das vias urbanas de estacionamento ou não. Mas com essas mudanças implementadas e com as novas alterações que ainda serão feitas, com certeza vai melhorar e muito a trafegabilidade do setor”, disse.

Para dar mais fluidez ao trânsito algumas vias deixaram de ser de mão dupla e passaram a ter sentido único, como a C-149, C-190, C-121, C-148 e C-171. Além disso, foi criada uma ciclofaixa na região e novas vagas de estacionamento foram regulamentadas, enquanto algumas foram retiradas. “Onde se constata mais irregularidades é nas proximidades do Hospital Jardim América […] Na porta do hospital, do lado esquerdo, é proibido parar e estacionar, justamente para garantir a fluidez, lembrando que lá é uma linha de ônibus”.

Uma nova etapa será iniciada no local em cerca de 30 dias. “Vamos contemplar vias perpendiculares, a c-148 e a c-149, também criando algumas restrições de estacionamento e corredores para garantir maior fluidez. Estamos, primeiro, avaliando essa mudança inicial, que foi positiva, e preparando o material para começar a implementar a segunda etapa. Nós também temos um projeto no setor sul, que será feito após as etapas no Jardim América”, projetou.

Leia mais:

Assista a entrevista completa: