O transporte coletivo na Região Metropolitana de Goiânia está com atividades paralisadas neste sábado (19), e possivelmente neste domingo (20). Milhares de pessoas foram impactadas. Questionado sobre o assunto, o prefeito Iris Rezende (MDB) relatou que ele e o governador Ronaldo Caiado (DEM) estão com um “abacaxi na mão”, ou seja um problema grave a ser resolvido.

“Hoje somos nós, eu e o governador Ronaldo Caiado com esse abacaxi na mão. Mas tem que buscar uma solução, o transporte urbano é importante, é imprescindível para a população da nossa capital”, relatou o prefeito.

Iris voltou a fazer referência a origem do problema com a unificação do valor da tarifa em toda região metropolitana. Sem citar nomes, mas fazendo uma contextualização histórica, o prefeito novamente responsabilizou o ex-governador Marconi Perillo (PSDB).

“É possivelmente a questão mais complexa de Goiânia. É o transporte urbano. Num determinado momento o governo anterior convocou os prefeitos e constituiu este sistema e Goiânia ficou isolada. É o resultado que estamos vendo hoje. Um sistema deteriorado, justamente porque mudou tudo, excluindo Goiânia com o objetivo de fazer política aqui com os prefeitos da região metropolitana. Hoje está aí este problema. O governo estadual é que tomou esta atitude, desorganizou, anarquizou”, destacou Iris.

O governador Ronaldo Caiado (DEM) comentou o assunto, e também responsabilizou Marconi Perillo. Caiado afirmou que não há saída definida e que é preciso reunir com os prefeitos eleitos.

“O que o governo pretende fazer é em primeiro lugar é sentar com todos. Não existe uma decisão única. Tem que ser uma decisão transparente. Os empresários tiveram comigo, vou receber outros tantos, vou convocar os novos prefeitos eleitos e que estarão no mandato a partir do dia 1º de janeiro e não pode se cobrar ao prefeito Iris Rezende e os que estão encerrando o mandato, em querer colocar em xeque mais uma vez uma situação que foi deteriorada e causada por ele”, afirmou Caiado.

O transporte público em Goiânia foi um dos temas principais da coluna Sagres em Off deste sábado (19). Confira a seguir