O viaduto situado na Avenida Jamel Cecílio com Avenida H, no Setor Jardim Goiás, passa por reparos feitos pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), depois da constatação de problemas na estrutura que sustenta a ponte, causados pelas fortes chuvas de outubro e novembro.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) realizou uma visita técnica no viaduto e, segundo o presidente do órgão, Francisco Almeida, o serviço feito pela prefeitura não é o adequado. Por esse motivo, foi recomendada ao prefeito Paulo Garcia a suspensão da obra de recuperação da estrutura.

“Visualmente, do jeito que o serviço está sendo realizado, nós sugerimos a suspensão imediata. Desde que aquele serviço tivesse um laudo que os autorizasse a fazer aquele serviço, a gente concordava, mas como não foi apresentado nada de laudo, nós recomendamos que seja suspenso e faça um laudo de constatação para saber o tipo de intervenção que podem fazer na recuperação do viaduto”, sustenta.

Nas últimas semanas, equipes da Seinfra estiveram no local e iniciaram os trabalhos de reparo na estrutura de sustentação do viaduto e também na base da obra. De acordo com o presidente do Crea-GO, a base da ponte já não tem capacidade de suportar a o viaduto e o peso dos veículos que trafegam sobre ela.

“Parte do concreto saiu da sua base e a armadura está exposta, oxidou, ou seja, está enferrujada. Quando ela enferruja começa a perder material e a capacidade de suporte. A força que ela resistia antes, deixa de ter essa capacidade. Corre o risco de ser rompida, de quebrar”, afirma.

Francisco Almeida ressalta ainda que, caso sejam realizados estudos na estrutura do viaduto, e isso resultar em necessidade de escavações, por exemplo, o local terá sim que sofrer uma interdição.

“Isso seria interditado por algumas horas enquanto se faz a escavação e posteriormente seria liberado. Algum instante, durante o processo de recuperação, se houver necessidade, diante do projeto que for elaborado, aí sim, também seriam interdições pontuais, não seria uma interdição por risco iminente, não é essa a situação”, pontua.

O Crea-go recomenda ainda que veículos mais pesados não trafeguem no local. Em nota, a Seinfra informa que uma equipe técnica já avaliou a situação do viaduto e que não há necessidade de interdição no local, e que as obras continuam conforme o planejamento.

A Avenida H, que passa sob o viaduto, liga a região do Parque Flamboyant à Alameda das Paineiras, que contorna a região de um shopping center. A Avenida Jamel Cecílio, por sua vez, serve de saída para as rodovias BR-153 e GO-020.

Com informações do repórter Jerônimo Junio