O Dia Internacional da Juventude é comemorado nesta quarta-feira, dia 12 de agosto. A data foi criada por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999. O principal objetivo do dia comemorativo é focar na educação e conscientização dos jovens sobre a responsabilidade que assumem como representantes do futuro do planeta.

O presidente da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), Lucas Meira, afirmou que podemos comemorar o interesse crescente do jovem com questões importantes para o país. “Quando olhamos nas redes sociais vemos que eles estão cada vez mais empenhados em causas sociais. A juventude sabe que faz parte do presente e pode transformar o mundo se tiver consciência disso” afirmou.

Segundo Meira, há algum tempo, o jovem era visto como um problema, não conseguindo saber, efetivamente, como fazer parte de forma positiva da sociedade. Porém hoje é possível ver a juventude como uma solução, pois ela contribui com o meio que está inserida. “Quando usamos o termo jovem solução, estamos nos referindo a uma juventude que produz, desde muito cedo, bens e serviços para a sociedade, mesmo estando em um momento de aprendizado”, explicou.

O presidente da Renapsi esclareceu que o trabalho de inserção no mercado é muito significativo para o jovem, mas também para a família onde ele está inserido. Segundo ele isso ocorre porque é projeto de inclusão que envolve toda a família. “Percebemos, ao longo de 20 anos trabalhando com jovens, que a aprendizagem fortalece vínculos também. Quem passa pela Renapsi e tem oportunidade do primeiro emprego passa por uma transformação significativa”, esclareceu.

Lucas Meira observou que a Renapsi trabalha, prioritariamente, com a aprendizagem, para dar a oportunidade do primeiro contato com mercado de trabalho. De acordo com ele a Rede Nacional de Aprendizagem fortalece os vínculos familiares e permite o protagonismo juvenil. “Nós apostamos na força da juventude como solução para vários problemas da sociedade”, ressaltou.

Confira na íntegra a entrevista com Lucas Meira no Tom Maior #74