Repense do último domingo (14) teve o objetivo de mostrar como os games estimulam a aprendizagem de crianças e adolescentes pela diversão. Se você quer compreender a área de Ciências da Natureza no videogame ou no computador, por exemplo, saiba que tem um jogo que ensina a construir foguete ou até mesmo pilotar um drone.

Assista ao Arena Repense na íntegra:

Para debater o assunto, o Arena Repense desta terça-feira (16) recebeu o professor de e-Sports da Universidade de Caxias do Sul, Rodrigo Selback, o desenvolvedor de jogos, Wenes soares. Além disso, o estagiário do Departamento Comercial da Renapsi polo Santa Catarina, João Victor Marques.

De acordo com Wenes Soares, relacionar games e educação permite trabalhar com jogos que já existem para ser educativos e também a metodologia de gamificação.

“São aplicações gamificadas que servem para educar o aluno sobre alguma temática em específico. Isso é legal, porque acaba tirando um pouco daquele foco tradicional de ensino e acaba deixando a galera mais engajada, principalmente alunos mais jovens. Então, acredito que quando a gente trabalha com jogos educativos ou aplicações gamificadas a gente pode potencializar o ensino dentro da sala de aula”, defendeu.

Especialistas debatem a relação dos games com educação | Foto: Reprodução/Sagres TV

Jogos educativos e gamificação

Sobre os jogos educativos e gamificação, Rodrigo Selback argumente que somos frutos de tudo o que consumimos. Nesse sentido, ele lembra que as gerações dos anos de 1980 e 1990, que hoje estão no mercado de trabalho, cresceram com gamificação, mesmo que aqueles games fosse mais simples.

“A gente cresceu com essas coisas, aprendeu com games e gamificação, muito fruto do que viveu na infância ou juventude. Utilizar games é uma coisa, se tornou muito popular atualmente. Mas, o gamificar veio até mais natural das pessoas pelo instinto competitivo e nem sempre estão conectadas”, refletiu.

João Victor Marques afirmou que acha interessante essa nova formar de educar. Para ele, ter games de forma presencial no aprendizado seria muito vantajoso para a educação como um todo.

“Trazer essas ferramentas, acessos mais facilitados dentro dos jogos para a educação em si confesso que para mim seria muito vantajoso no meu dia a dia. Que a gente possa ver mais isso sendo aplicado em outras escolas, públicas, dentro das universidades também. Então, é bem interessante ver que a sociedade está caminhando para isso”, pontuou.

*Esse conteúdo está alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU 04 – Educação de Qualidade

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