Termina na próxima quinta-feira (18), o prazo de convocação na lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Entre 21 de março, e 12 de maio o Ministério da Educação (MEC) já realizou sete convocações.

Neste ano, o Fies oferece 112.168 vagas, e aquelas que não forem ocupadas nessa edição do primeiro semestre poderão ser ofertadas novamente no processo seletivo do segundo semestre.

Podem participar todos os inscritos para o Fies que não foram selecionados na chamada única. A inclusão do candidato na lista de espera é automática.

Leia também

“O fundamental é que a reforma do Novo Ensino Médio não aprofunde desigualdades”, afirma secretária executiva do MEC

Funcionamento

O candidato é pré-selecionado na lista de espera quando a vaga que já havia sido destinada para outro candidato, durante convocações anteriores, volta para o sistema por não ter sido ocupada naquela ocasião.

Dessa forma, essa mesma vaga é ofertada para o próximo estudante da lista de espera, de acordo com a ordem de classificação.

A não ocupação da vaga ocorre quando o pré-selecionado não consegue concluir quaisquer das etapas que antecedem a assinatura do contrato ou, até mesmo, por não manter o interesse pela vaga.

Clique no site do programa

Quantidade de pré-selecionados por convocações
32.984
17.876
22.218
5.133
823
459
418