O Goiás Esporte Clube apresentou oficialmente nesta quinta-feira (14) o técnico Jair Ventura. O profissional chega para assumir o comando da equipe esmeraldina na sequência da temporada 2022. Em suas primeiras palavras como treinador do Verdão, Jair Ventura elogiou o clube goiano e agradeceu o convite da diretoria.
“Quero agradecer a oportunidade de trabalhar no Goiás. Já tivemos um certo namoro e hoje concretizamos esse relacionamento. Estou muito feliz e motivado, sei da grandeza do clube, que tem uma estrutura fantástica”, ressaltou.
Leia mais: Ainda sem Nicolas, Goiás pode ter novidades no ataque em jogo contra o Palmeiras
A janela de transferências nacionais se encerrou no último dia 12, sendo assim, Ventura terá que trabalhar com os nomes que o Goiás já tem no elenco, sem fazer novas contratações antes do meio ano, quando a janela abrirá novamente. No entanto, o profissional destacou que estudou os atletas do Verdão e está satisfeito com o material humano que tem nas mãos.
“Quando estou em casa tenho como missão estudar todos os elencos, de todos os possíveis times que eu possa vir a trabalhar. Aceitei o convite não só pela grandeza e estrutura do clube, mas pelo elenco também. Podem ter certeza, se eu não acreditasse no elenco que o Goiás tem hoje, eu não estaria aqui sentado nessa cadeira. Não sou um ‘cara’ de ficar pedindo jogador, acredito que o treinador tem que tirar o máximo do seu elenco”, frisou.
“Eu tenho o rótulo de em todos os clubes que eu passei, lançar jogadores jovens, de olhar para a base. Já pedi para acompanhar o treino do sub-20, já fui treinador das categorias de base e quero estar próximo da base do Goiás. Mesmo se a janela estivesse aberta, precisamos olhar para dentro do clube, antes de olhar para fora. É nisso que eu acredito e é isso que nós vamos fazer aqui”, completou.
Jair Ventura comandará o treino realizado na tarde de hoje e sua estreia será contra o Palmeiras, neste sábado (16), pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A. Em relação aos seus objetivos com o Goiás, o treinador afirmou que não costuma fazer planos a longo prazo e prefere pensar jogo a jogo.
“Eu trabalho como se o próximo jogo fosse o jogo da minha vida, como se o próximo jogo fosse a minha Copa do Mundo e é isso que vamos fazer aqui. O Palmeiras agora é o maior desafio, não posso pensar no próximo jogo se eu não focar todas as minhas forças nesse primeiro adversário. Vou encarar cada jogo como uma final de Copa do Mundo (…) e que no final do Brasileirão nós possamos ter a melhor campanha possível”, pontuou.
Apesar de ter estudado o elenco esmeraldino, Jair Ventura admitiu que vai precisar de um tempo para de fato conhecer os jogadores. O novo comandante disse que almeja um time organizado e competitivo, e prometeu uma equipe intensa dentro de campo.
“Vou conhecer os jogadores, já joguei contra e já trabalhei com alguns, mas vou conhecer eles no dia a dia. O treinador conhece os jogadores de verdade no dia a dia, e eu uso uma analogia, é trocar o pneu com o carro andando. Eu tenho que conhecer o elenco, mas com os jogos acontecendo. Por vezes as coisas não vão acontecer da melhor maneira, logo de imediato, mas acredito que com o tempo e com o trabalho, as coisas vão acontecer da melhor maneira”, projetou.
O novo treinador de 43 anos, é filho do ex-jogador Jairzinho que fez história atuando pelo Botafogo e ficou conhecido como ‘Furacão da Copa’. No Mundial do México em 1970, o jogador marcou um gol em cada uma das partidas da competição.
O último trabalho de Jair Ventura foi no comando técnico do Juventude. Em 15 jogos, o profissional conquistou cinco vitórias. Chegou na reta final da Série A do Campeonato Brasileiro do ano passado e nesta temporada esteve à frente da equipe gaúcha por apenas quatro partidas do estadual e após três derrotas e um empate foi desligado do clube.
Leia também: Apresentado no Goiás, volante Matheus Sales pode fazer estreia contra o Palmeiras na Serrinha
Além do time de Caxias do Sul, tem no currículo passagens pelo Botafogo, Sport, Corinthians, Santos e Chapecoense.
Junto com o treinador chegam o auxiliar técnico Emerson Ávila, o preparador físico Ednilson Sena e o analista Antônio Luiz, que integrarão a comissão técnica do Goiás. Desta forma, Glauber Ramos, membro da comissão técnica permanente do Goiás e que vinha comandando de maneira interina, foi desligado do clube, por almejar seguir a carreira de treinador.
Retrospecto de Jair Ventura
2016 – Botafogo – 22 jogos e 12 vitórias
2017 – Botafogo – 72 jogos e 30 vitórias
2018 – Corinthians e Santos – 56 jogos e 18 jogos
2019 – Não treinou nenhum clube
2020 – Sport – 31 jogos e 11 vitórias
2021 – Sport, Chapecoense e Juventude – 34 jogos e 7 vitórias
2022 – Juventude – 4 jogos e nenhuma vitória