O Arena Repense desta quarta-feira (14) aborda a utilização da energia solar em diversos tipos de estruturas. O engenheiro civil Hadson Blandin explicou que os painéis fotovoltaicos podem ser instalados tanto durante a construção de casas, empresas ou estádios de futebol, como também depois que essas estruturas estão prontas há mais tempo. “Pode readequar depois de finalizada para fazer a inserção deste tipo de energia”.

O repórter Arthur Barcelos informou no último domingo (11) que as arenas construídas ou reformadas para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, tem painéis instalados para aproveitar a energia solar. Estádios de futebol podem ser uma boa opção para captação dessa energia, pois, geralmente, estão localizados em espaços abertos e recebem luz natural.

Assista a matéria e confira o Arena Repense de hoje:

Diante da necessidade de trabalhar com energias mais sustentáveis, o engenheiro explicou que os profissionais de hoje precisam, na hora de projetar o imóvel, considerar essa possibilidade. “Deve ser mostrado ao cliente, inclusive, que o investimento volta com pouquíssimo tempo de uso. Então, sem dúvida nenhuma, deve se prever essas questões de sustentabilidade no imóvel”.

Para que os profissionais já tenham em mente a questão da sustentabilidade, é preciso que o trabalho comece a ser feito desde o Ensino Básico e Médio. A coordenadora socioeducativa da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), Renata Carino, afirmou que é de suma importância realizar esse debate dentro de sala de aula.

“É proporcionar um ambiente seguro em que o jovem possa levar as ideias, mostrar a criatividade. Projetos assim vêm do conhecimento prévio e da criatividade. É começar a desenvolver, plantar a semente, porque quando esses jovens ingressarem na faculdade, eles podem trazer esses projetos à vida, com benefícios para a sociedade”, explicou a coordenadora.

Potencial energético

Outro ponto positivo, segundo o engenheiro civil Hadson Blandin é a capacidade do Brasil de gerar energia solar. “Especialmente em áreas do Nordeste até parte do Pantanal, Bahia e norte de Minas Gerais, onde nós temos o que chamamos de cinturão solar, a área de maior radiação solar do Brasil”.

A coordenadora socioeducativa da Renapsi, Renata Carino, ressaltou que mesmo em locais com menos luz do sol durante parte do ano, é possível armazenar a energia solar em baterias de lítio. “No Alaska, eles utilizam esse tipo de energia e lá não faz sol o ano inteiro. Eles utilizam a energia durante o verão e armazenam para usar no inverno. Então tem a tecnologia, é mais a questão de colocar em prática”, concluiu.

Confira a seguir edições anteriores da Arena Repense: