A reportagem especial de Mariana Tolentino para a série Repense Clima, da Sagres, alinhada ao ODS 13 ”Ação Contra a Mudança Global do Clima” da Agenda 2030 da ONU, mostra como a preservação das áreas verdes são importantes para o conforto e melhora do clima, inclusive para a prática de atividades físicas, ajudando no melhor desempenho dos atletas. Assista a seguir à reportagem dentro da Arena Repense de hoje (13)

Na Arena Repense desta semana, a arquiteta e urbanista Lana Jubé, detalha como essa interação entre cidade e floresta deve acontecer para beneficiar toda a comunidade.

”Parques urbanos fazem parte da floresta urbana, mas a sustentabilidade não se dá apenas com um grande parque. Os grandes parques são pulmões fundamentais, importantíssimos, vide a Amazônia no mundo, mas a grande questão é trazer essa conexão da floresta com as vias, praças, pequenos remansos”, enumera Jubé.

Bem-estar e esporte

A atleta de ciclismo e engenheira florestal, Meri Diana Strauss, reside em Florianópolis, capital de Santa Catarina. Nascida e criada na zona rural, ela diz que prefere pedalar dentro da floresta e, se não for possível nesse ambiente, que seja em locais com maior concentração de área verde.

Para ela, que pedala de casa para o trabalho com os amigos diariamente, cidade e floresta precisam estar conectados para que haja conforto e bem-estar na prática de atividades físicas.

”Posso ter um treinamento e bem-estar urbano em locais que tenham asfalto, desde que estejam conectados através de florestas e áreas mais naturais que contenham trilhas, que é onde a gente mais gosta de estar”, afirma Meri Diana.

Conexão com a comunidade

O educador da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) – Polo Santa Catarina, José Irineu, mora em Joinville, maior cidade do Estado. Para ele, a preservação do meio ambiente é essencial para a realização atividades físicas ao ar livre diariamente. Todavia, faz um alerta.

”A cidade é bem arborizada, mas o que precisa melhorar é a conscientização ambiental. Tem muito lixo espalhado nos caminhos em que a gente pratica corrida, especialmente na segunda-feira, após o final de semana”, descreve Irineu.

Para Lana Jubé, aproximar a comunidade de ações que ajudem a manter a cidade limpa, são fundamentais para garantir o bem-estar de todos. ”Toda ação de planejamento, seja ela uma ação macro no planejamento urbano, seja ela micro no planejamento da praça, do pequeno parque, do pequeno encontro de vias, nos bairros, é fundamental para manter essa qualidade do ar”, conclui.

Confira edições anteriores da Arena Repense

Equidade verde precisa ser prioridade em plano de arborização de grandes centros urbanos

Infraestruturas verde e azul são vitais para qualidade do ar e redução de calor nos grandes centros urbanos

Infraestruturas verde e azul são vitais para qualidade do ar e redução de calor nos grandes centros urbanos

Biodigestores são solução simples e barata para pequenos produtores contra o aquecimento global