O Repense do último domingo (19) mostrou como a atuação sustentável de empresas, em diferentes segmentos no uso e aproveitamento de água, principalmente da chuva. Cerca de 75% da superfície do planeta Terra é coberta por água. Apenas cerca de 3% desse total é de água doce. Deste total, um terço da água está presente nos rios, lagos, lençóis freáticos superficiais e atmosfera.
Confira o Arena Repense na íntegra:
A conversa foi com Manoel Gomes de Souza, diretor comercial da empresa Água Pura, que atua no ramo de reuso de água, o engenheiro sanitarista, Diego Marinho, e a coordenadora educacional da Renapsi pólo Expansão, Vânia Rodrigues.
De acordo com Manoel Gomes, é necessário pensar além da economia financeira, mas também que o profissional envolvido na economia de água leve tal exemplo para sua casa.
“Ele fala isso para o filho, que fala para o amiguinho, é uma progressão geométrica. Às vezes a gente inaugura um lava-jato de caminhão em um posto de gasolina e a gente faz que essa estação seja acessível às pessoas. Então, é muito bacana quando uma criança ver aquela água da lavagem do caminhão sendo tratada para ser reutilizada, porque essa criança quando chega em casa fecha a torneira na hora de escovar os dentes”, destacou.

Diego Marinho explicou que a legislação brasileira não permite que a água da chuva seja reutilizada para consumo humano, porque ela é a mesma água que passa na terra.
“Quando a gente faz um tratamento para reutilizar dentro de qualquer processo ou serviço, isso é sustentável e dotado de valor econômico. Porém, para o contato humano é imprescindível outras formas de tratamento para que de fato seja aceito pelo Ministério da Saúde. A priori, reuso de água da chuva é apenas para serviços e processos”, pontuou.
Assista ao Arena Repense na íntegra pelo link acima.
Leia mais: