A queima de combustíveis fósseis é responsável por grande parte da emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE), como o Dióxido de carbono (CO2). Em participação no Arena Repense desta quinta-feira (10), o gerente de Sustentabilidade da Scania Brasil, Paulo Genezini, afirmou 14% das emissões de CO2 são atribuídas ao modal rodoviário do planeta e, por isso, é preciso mudar a indústria de transportes.

“Isso faz com que a gente do setor, sendo parte do problema, tenhamos como objetivo ser parte da solução. Temos grande potencial para melhorar esse quadro. Essa indústria tem se desenvolvido muito nessa direção, com alternativas ao diesel, sempre de maneira a combinar a sustentabilidade ambiental com a econômica, o que é muito importante”, declarou.

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Genezini explicou que essa necessidade de aliar a viabilidade ambiental com a econômica é uma das dificuldades que as empresas enfrentam. “A tecnologia existe, mas nós precisamos que o combustível tenha maturidade comercial, tenha infraestrutura e que a conta funcione para os transportadores e embarcadores”, disse.

Por isso, a alternativa encontrada pela indústria, diante da falta de solução para substituir imediatamente o diesel, tem sido na direção de melhorar a eficiência dos motores que fazem uso desse combustível. “É preciso continuar transportando bens, é necessário para a sociedade e a gente precisa do diesel, então que usemos da melhor forma possível. Uma tecnologia que vai trazer uma melhor eficiência e, aí sim, trazer a menor emissão de CO2“, detalhou.

O gerente de Sustentabilidade da Scania continuou sobre o tema e esclareceu que esse caminho não tem sido tomado apenas pelas montadoras e fabricantes, mas também pelas transportadoras e embarcadores. “Nós estamos vendo um movimento de maneira generalizada na indústria”.

Biometano

Apesar de não haver solução imediata, o Brasil já trabalha com uma alternativa ao diesel, encarado por muitos, como realidade no presente. “O Brasil tem o maior potencial de produção de biometano do planeta, por conta da quantidade de biomassa disponível. E o biometano é um combustível totalmente não fóssil, porque tem uma emissão de carbono muito baixa. Esse é um caminho que está iniciando forte e vai ser parte importante no futuro da matriz de combustível no Brasil”, concluiu.

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