Você sabe explicar a diferença entre Ensino Remoto e Educação a Distância (EAD)? Tenho certeza que muita gente pode pensar: “Eu fiz EAD durante a pandemia”. Não é mesmo? Mas, sabia que isso não é EAD. O tema foi destaque no programa Arena Repense desta quarta-feira (9).

Com a pandemia da Covid-19, as atividades presenciais de ensino foram interrompidas. A aula que era aplicada em sala de aula passou a ser ministrada de forma online. Professores ligavam as câmeras, microfones, achavam um cantinho de casa com menos barulho e transmitiam o conhecimento.

Aprendiz Yhonara Celedonio ao lado da professora Valéria Soares de Lima da UEG. Foto: Samuel Straioto.

Após a chegada da vacina, queda do número de casos e de mortes pelo coronavírus, aos poucos os alunos voltaram para as escolas e faculdades. Desta forma, os termos “ensino remoto” e “ensino a distância” começaram a ser utilizados, frequentemente, como se fossem sinônimos.

Porém, na verdade, existem diferenças entre essas colocações. Basicamente, o ensino remoto é uma adaptação temporária do ensino presencial, enquanto o ensino a distância é pensado estrategicamente para ser online.

“A gente precisa separar as modalidades. O que aconteceu na pandemia foi um ensino remoto, emergencial, nós precisamos nos adaptar ao contexto e nós utilizamos as tecnologias digitais da comunicação e da informação para que fosse possível continuar o processo educativo durante aquele período crítico”, explicou Helen Betane, diretora do Centro de Formação e Educação a Distância do Instituto Federal de Goiás (IFG).

A professora Helen participou da Arena Repense e também argumentou que as tecnologias nos auxiliaram, nos serviram de ponte de mediação entre professor, estudante e o conhecimento naquele momento de uma forma emergencial.

Ela detalhou que a modalidade EAD está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), desde 1996.

Assista a live da Arena Repense

Disciplina

Uma reportagem sobre o assunto construída para discussão na Arena Repense ilustrou que o EAD cresceu mais de 500% no Brasil na última década. O crescimento se deve por diferentes fatores, por exemplo, flexibilidade para o aluno e, em muitos casos, o valor da mensalidade que sai mais baixo.

A coordenadora do CEAR da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Valéria Soares de Lima, relata que o estudante precisa ter muita disciplina. Durante o programa, ela argumentou que o aluno é responsável pela sua aprendizagem.

“A aprendizagem do aluno na modalidade é autodirigida. O aluno é responsável pela sua aprendizagem. Então ele precisa desenvolver uma certa autonomia, e ter um pouco de disciplina em relação ao tempo, pois todas as atividades têm um lapso temporal e precisam ser cumpridas dentro de um determinado espaço de tempo”, relatou.

Valéria completou dizendo que o aluno precisa ter foco na disciplina para de estudo para conseguir êxito na aprendizagem.

Arena Repense é atividade para jovens aprendizes da Renapsi.

Renapsi

A Arena Repense é um programa desenvolvido pelo Sistema Sagres é parceria com a Demà By Renapsi e apoio da Fundação Pró-Cerrado. A Demà By Renapsi oferece ensino na área de aprendizagem profissional para jovens nos 26 estados e no Distrito Federal, tanto de forma presencial, como online.

O programa Arena Repense é uma das atividades dos jovens aprendizes. A tutora nacional EAD da Renapsi, Keila Aparecida da Cunha, destacou que a instituição já contava com uma estrutura virtual para atendimento dos alunos antes mesmo da pandemia, mas que durante o período de emergência houve uma intensificação.

Keila destaca que as ferramentas utilizadas são distintas. Elas se aplicam de forma sistemática, organizada, de forma gravada e ao vivo, que possibilitam interação e aprendizado para os jovens aprendizes.

“Hoje atendemos nossos jovens tanto ao vivo, pois temos momento de webconferência e participam ao vivo com os instrutores. Vamos debater o conteúdo e dos professores, são alunos de norte a sul do Brasil e temos um momento de troca de muito rico. É muito rico. Já existia uma infraestrutura de ensino e foi intensificado. Foi muito desafiador”, relatou.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU): ODS -04 Educação de Qualidade.

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