Para alcançar um mundo mais sustentável é necessário que as próximas gerações já estejam conscientes de quais ações precisam ser tomadas. Diante disso, a plataforma digital FazGame tem um projeto em que incentiva os estudantes a desenvolverem jogos com temáticas importantes, como sustentabilidade e, assim, os sensibilizam sobre os problemas do mundo, além de auxiliar no aprimoramento do aprendizado.
O responsável pela comunicação da FazGame, Leonardo Medeiros, explicou no Arena Repense desta sexta-feira (26) que busca conectar os jovens a temas relevantes. “Nossa plataforma permite que o estudante que tem contato com tecnologia consiga refletir acerca dessa temática, nesse caso, sustentabilidade, energia limpa e renovável, para que ele consiga se colocar no lugar de um problema, de um desafio e com isso consiga contar uma história por meio da criação de um game”.
Assista ao Arena Repense desta sexta-feira (26):
No último domingo (21), Ananda Leonel mostrou em reportagem que a Eletrobrás, em parceria com a FazGame, desafiou em março deste ano, jovens do primeiro e segundo ano do ensino médio a criarem games narrativos sobre geração e transmissão de energia limpa e renovável. O game vencedor usou a energia eólica, que transforma a energia do vento em eletricidade. Confira a reportagem abaixo:
O professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás, Fernando Nunes Belchior, explicou que o mundo ainda usa meios de produção de energia elétrica que poluem o meio ambiente e dão mais força para o aquecimento global. Porém, no Brasil, cerca de 80% da produção de energia elétrica ainda é limpa.
“As principais que nós temos no Brasil é a hidrelétrica, seguida pela eólica, depois a solar e, também, a biomassa. Essas quatro são as principais do Brasil e não poluem, utilizam água, vento, sol e bagaço de materiais orgânicos para gerar a energia elétrica”.
Apesar de ser uma fonte limpa de energia, as hidrelétricas tem um preço ambiental, diante da alteração que precisa ser feita para a construção de uma. Ainda assim, é a energia mais utilizada no Brasil, pois as outras fontes de energia ainda possuem uma barreira.
“Tanto a energia solar, quanto a eólica são intermitentes. Não temos sol e nem vento 24 horas. Então a gente precisa de uma fonte de energia que seja contínua, que dê pra confiar. A hidrelétrica é uma porque dá pra armazenar a água nas usinas. E a termelétrica também, porque tem o óleo diesel, o petróleo para queimar”, disse o professor que afirmou que a solução para isso seria armazenar energia em baterias, mas que para o contexto de grandes cidades, isso ainda não seria viável.
Confira a seguir edições anteriores da Arena Repense