Valorização da natureza em contato direto com o meio ambiente. Esta é uma das definições de ecoturismo, conhecido como turismo ecológico. O segmento busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar de seus indivíduos e das comunidades locais.

Já o turismo sustentável, busca trabalhar em harmonia com a natureza e as comunidades que a circundam, de modo a garantir melhores oportunidades para o futuro.

Leia mais: Ecoturismo é atração de visitantes e saída para crise

A Arena Repense desta semana, alinhada com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12, da Agenda 2030 da ONU, ”Consumo e Produção Responsáveis”, destaca a importância da preservação do meio ambiente com atividades que visam promover o conhecimento e a vivência da natureza. Assista a seguir

De acordo com a coordenadora do Observatório da Goiás Turismo, Giovanna Tavares, a ideia para que haja sustentabilidade nesta atividade é despertar no turista a consciência em relação ao meio ambiente, se modo a integrar-se de forma mais profunda com a comunidade local.

”Tem que existir uma harmonia entre quem visita e quem recebe. É óbvio que existem regras a serem estabelecidas de modo que esse turista consiga mesmo preservar, usufruir, participar daquele momento com a natureza, mas que ele não deixe lixo, não deixe ações que não são viáveis, que ele se preocupe mesmo com a salvaguarda deste destino turístico”, analisa Tavares.

O instrutor educacional da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) Polo SP, Thiago Silva de Oliveira, afirma que é preciso reforçar constantemente a quem usufrui do ecoturismo sobre a necessidade de preservação.

”O ser humano vai preservar aquilo que ele se sente parte integrante. Quando o ser humano se identifica com algo, ele passa a respeitar aquela coisa. Quando ele respeita e há essa identificação, há uma preservação, porque esse é um trato que nós temos com a nossa própria existência”, afirma Oliveira.

Confira edições anteriores da Arena Repense

Como os torcedores podem dar o pontapé inicial para a sustentabilidade no futebol

Futebol deve contribuir com a sustentabilidade para além da Copa Verde

Para especialistas, tecnologia e sustentabilidade podem caminhar juntas