Em meio às incertezas com a aproximação do segundo turno das eleições presidenciais na Argentina, a edição #241 do Sagres Internacional discute o que representa a mudança no comando do país sul-americano e quais consequências locais e internacionais.
Segundo a Câmara Nacional Eleitoral da Argentina, o pleito foi marcado por uma abstenção expressiva, registrando o mais baixo índice de comparecimento nos últimos 40 anos. O jornalista Rubens Salomão e o professor de geopolítica Norberto Salomão analisam o cenário da eleição mais tensa das últimas décadas no país vizinho.
Abre aspas
No quadro “Abre aspas”, a declaração de António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Guterres afirmou que “os ataques do Hamas não aconteceram ao acaso”, o que levou o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, a cancelar reunião na ONU.
Outros destaques
Também entre os temas desta edição, as ameaças trocadas entre Rússia e Otan após dano a gasoduto no mar Báltico e, ainda, a tentativa de membro da oposição da Venezuela de impugnar eleições primárias de pré-candidatos antichavistas.
O podcast também contextualiza a chegada à presidência da Câmara dos EUA de um “negacionista raiz” republicano e também a destaca atuação da primeira-ministra da Islândia, que se juntou às mulheres do país na greve por igualdade salarial.
Todo sábado, a partir das 13h, o Sagres Internacional vai ao ar com uma edição inédita. O programa traz um enfoque apurado e contextualizado das relações globais e de seus efeitos para as comunidades locais.