Daniel Noboa foi o vencedor da eleição equatoriana. Ele teve 52% dos votos válidos e derrotou a favorita Luisa González, candidata do ex-presidente Rafael Correa. Noboa ocupará a presidência só até maio de 2025, já que essas eleições extraordinárias foram convocadas para concluir o mandato do presidente Guillermo Lasso. As eleições no Equador são o principal tema da edição 240 do podcast Sagres Internacional

O ex-presidente do Equadro Guillermo Lasso enfrentava um processo de impeachment, o primeiro na história recente do país. Com uma base frágil no Legislativo, ele resolveu dissolver o Congresso e convocar novas eleições.

Uma das principais preocupações nas eleições equatorianas foi quando a segurança, após o assassinato de um dos candidatos a presidente, Fernando Villavicencio. O fato aconteceu em Quito, capital do país, ainda no mês de julho. Villavicencio foi morto com tiros na cabeça Um grupo criminoso ligado ao tráfico de drogas reivindicou autoria, mas a Promotoria do país continua investigando o caso.

O Equador está passando por uma das maiores crises de segurança de sua história e se tornou um dos países mais violentos da América Latina. O novo presidente Daniel Noboa é filho de um dos maiores empresários do país, Álvaro Noboa, conhecido por também já ter concorrido à presidência do país.

O jornalista Rubens Salomão e o professor de geopolítica Norberto Salomão discutem o que representa a mudança no comando do país sul-americano, quais consequências locais e internacionais.

Confira a edição 240 do Sagres Internacional

Ouça “#240 | Equador: Esquerda foi derrotada pelo liberal Daniel Noboa” no Spreaker.
Edição 240 do Sagres Internacional destaca a derrota da esquerda no Equador

Outros destaques

No quadro “Abre aspas” destaque para algumas das principais lideranças mundiais em repercussão à intensificação da guerra entre Israel e Hamas. O presidente da Rússia, Vladimir Putin indagou quanto a movimentação dos Estados Unidos no Oriente Médio.

“Eu não entendo porque os EUA estão levando um de seus grupos de porta-aviões para lá, para o Mar Mediterrâneo, e está anunciado um segundo. Eu realmente não vejo o objetivo. Eles vão bombardear o Líbano?”, destacou.

Na quarta-feira (18), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden visitou Israel. Ele se reuniu com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU): ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes.

Podcast

Todo sábado, a partir das 13h, o Sagres Internacional vai ao ar com uma edição inédita. O programa traz um enfoque apurado e contextualizado das relações globais e de seus efeitos para as comunidades locais.

Ouça o Sagres Internacional no seu agregador favorito

Confira edições anteriores do Sagres Internacional