Há 50 anos, o mundo presenciava a grande crise do petróleo. Em 1973, o valor do barril mais que triplicou em um curto período de três meses. Os países produtores diminuíram a produção, elevando o preço do barril de US$ 2,90 para US$ 11,65 em apenas três meses. A crise do petróleo é o tema principal da edição 237 do Sagres Internacional

No começo da década de 1970, as nações do Oriente Médio começaram a regular o escoamento da produção petrolífera por conta de sua natureza não renovável. As vendas para os EUA e a Europa também foram embargadas nessa época devido ao apoio dado Israel na Guerra do Yom Kippur (Dia do Perdão).

A Guerra do Yom Kippur foi um dos vários conflitos entre árabes e judeus envolvendo os territórios da Palestina. Discordando da ofensiva judaica, as nações árabes vizinhas, produtoras de petróleo, organizaram um boicote contra toda a nação que apoiasse a causa dos israelenses.

Os países da Europa Ocidental e o Japão, aliados-chave dos Estados Unidos, enfrentaram problemas muito mais difíceis com o embargo, porque dependiam dos estados da OPEP para obter 45 a 50% do seu petróleo.

O jornalista Rubens Salomão e o professor de geopolítica Norberto Salomão discutem, nesta edição a crise do petróleo e o contexto da época, em que o aumento dos custos da energia foi apenas uma manifestação da grande inflação que assolou as economias do Ocidente durante a década de 1970, inclusive o Brasil, bastante impactado pela crise energética.

Ouça o programa

Ouça “#237 |1973: há 50 anos, a crise do petróleo abalava o mundo” no Spreaker.

Outros destaques

O Abre Aspas desta semana traz o ex-presidente da Bolívia Evo Morales que pode voltar ao cargo. Ele pretende se candidatar nas eleições presidenciais de 2025. Evo deu os seus primeiros passos na política atuando no princípio dos anos 80 no sindicato regional dos produtores de coca, no país o cultivo é permitido.

Nas eleições presidenciais de dezembro de 2005, Morales conseguiu ser vencedor, ao obter 53,74% dos votos, frente a 28,59% de seu principal opositor, Jorge Quiroga. Ele foi eleito por mais duas vezes, renunciando ao cargo em 2019, após suspeitas de fraude no processo eleitoral.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU): ODS 07 – Energias Renováveis e Acessíveis.

Sagres Internacional #237 | 1973: há 50 anos, a crise do petróleo abalava o mundo

Podcast

Todo sábado, a partir das 13h, o Sagres Internacional vai ao ar com uma edição inédita. O programa traz um enfoque apurado e contextualizado das relações globais e de seus efeitos para as comunidades locais.

Ouça o Sagres Internacional no seu agregador favorito

Confira edições anteriores do Sagres Internacional