Junior Kamenach
Junior Kamenach
Jornalista, repórter do Sagres Online e apaixonado por futebol e esportes americanos - NFL, MLB e NBA

Artistas criam instrumentos musicais a partir de materiais reciclados e alternativos

O grupo musical Vida Seca, que tem um trabalho que vai além da música, cria instrumentos a partir de materiais reciclados. Sendo assim, a banda transforma o que seria descartado em verdadeiras ferramentas de criação.

De acordo com Thiago Verano, um dos outro integrante do grupo, ao programa Tom Maior do Sistema Sagres, o desenvolvimento dos instrumentos se dá de maneira experimental e colaborativa. “Tem essa coisa orgânica e o olhar treinado também. A gente tenta simular instrumentos que já existem, mas também criar sons únicos, que só existem ali mesmo.”

A trajetória do grupo inclui intercâmbios internacionais, como turnês em Portugal e no Uruguai, que possibilitaram trocas de conhecimento com outros músicos e pesquisadores. “Descobrimos o poder da mola, a vibração dela transmite um som incrível”, revela Thiago. “Também aprendemos no Uruguai sobre tambores feitos de plástico.”

Lançamento

Vida Seca está comemorando 20 anos de estrada com o lançamento do álbum Provoca-som. O projeto, que será apresentado ao público em um show gratuito nesta sexta-feira (7) no Sesc Centro, às 20h, nasceu da pesquisa do grupo sobre novas possibilidades sonoras.

“O novo álbum está recheado desses novos instrumentos, novas composições e muito experimento sonoro”, explica Danilo Rosolem, outro integrante da banda. A busca por novas sonoridades levou o grupo a explorar não apenas elementos percussivos, mas também instrumentos melódicos feitos de materiais inusitados. Entre eles, garrafões de água, canos de PVC, molas e até tampinhas de garrafa.

O show de lançamento do álbum Provoca-som promete surpresas para o público, de acordo com o grupo. Além disso, a exibição de um clipe gravado com Anelis Assumpção, filha de Itamar Assumpção, o evento contará com a presença de professores e músicos convidados.

“Misturamos som bruto com som elaborado, tonal com microtonal, e até elementos atonais. Por isso o nome Provoca-som: queremos provocar o público”, destaca Danilo. O público pode retirar os ingressos na plataforma Sympla. Para acompanhar as novidades do grupo e saber mais sobre o evento, basta seguir o perfil @grupovidaseca no Instagram.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis

Leia também:

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.