O 2º Encontro Anual da Associação Brasileira de Logística Reversa (Abelore) será realizado em 8 de outubro, em São Paulo, com o tema “Contribuições para o aperfeiçoamento dos sistemas de logística reversa com adicionalidade”. Assim, a melhoria do sistema terá discussões acerca de inovações, desafios e oportunidades para a reciclagem no país.

O encontro reunirá empresas, autoridades e especialistas em gestão de resíduos e sustentabilidade. Na ocasião, então, todos irão ressaltar o desenvolvimento de políticas públicas, parceria com o setor privado e agências reguladoras e o cumprimento das metas ambientais.

Na lista de palestrantes estão Mauro Haddad (mestre em direito ambiental) e Fabricio Soler (advogado especializado em resíduos sólidos). Além de Liv Nakashima (diretora e sustentabilidade da CETESB), bem como Adalberto Maluf (secretário nacional de Qualidade Ambiental no MMA).

Melhoria do sistema

Os assuntos buscam a melhoria do sistema de logística reversa no país, portanto, visando o papel do sistema no combate às mudanças climáticas, na promoção de cidades sustentáveis e na otimização dos processos de reaproveitamento no estado de São Paulo.

Um dos assuntos importantes para este ano é a adicionalidade, conceito sobre a maximização dos benefícios ambientais e sociais que surgem a partir da logística reversa, explicou o presidente da Abelore, Alexandre Braz.

“A logística reversa é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento sustentável, permitindo o retorno de produtos ao ciclo produtivo e a redução de impactos ambientais”, disse.

*Com CicloVivo

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 06 – Água limpa e saneamento, o ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis e o ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes.

Leia mais: