O projeto Repense Reuse, da Humana Brasil, tem a reutilização como uma forma de reduzir o impacto do descarte de resíduos têxteis, na Bahia. O Repense Reuse promove o uso de roupas de segunda mão e o prolongamento da vida útil dos têxteis porque o país descarta anualmente mais de 4 milhões de toneladas de resíduos têxteis, mas só reaproveita 20% das peças.

O dado acima é da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Ele preocupa, mas parte da solução está na reutilização. A proposta da Humana Brasil é transformar têxteis usados em peças novas, úteis e sustentáveis. As novas peças são comercializadas a preços acessíveis e a renda é revertida para os projetos comunitários da entidade.

Repense Reuse

No projeto Repense Reuse, a reutilização ocorre com o modelo upcycling, técnica que usa a criatividade e a inovação para dar um novo valor aos produtos que antes eram considerados resíduos. A reutilização diminui a necessidade de extração de novas matérias-primas e movimenta a economia circular.

Roupas viram bolsinhas no Repense Reuse (Foto: Divulgação/Repense Reuse)

Claudia Andrade, gerente de Implementação do Repense Reuse, contou que o upcycling e a economia circular são bases para o projeto. “O projeto é um exemplo claro de como a economia circular pode transformar resíduos em recursos valiosos, gerando impactos positivos no meio ambiente e também nas comunidades”, disse.

O projeto recebe roupas e calçados usados para serem transformados e recolocados no mercado. Então, as peças passam por triagem, higienização e voltam ao mercado para o reaproveitamento. Assim, se tornam peças da moda sustentável e ajudam na redução da pegada de carbono.

*Com portal Notícia Sustentável

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 12 – Consumo e produção responsáveis.

Leia mais: